quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

O “conclave” do PSB

 

A escolha do candidato a governador do PSB em Pernambuco seguirá um rito muito mais parecido com a escolha papal através do Conclave do que o ritmo da política tradicional pela maioria dos votos dentro do partido. Não por acaso, Pernambuco é o Vaticano do Partido Socialista Brasileiro.

Diante disso, semelhante à escolha do pontífice católico, nem sempre os nomes postos na imprensa hoje são os preferidos internamente. A escolha socialista seguirá o padrão arraesista: muita conversa de pé de ouvido e  debates das correntes internas, como acontecem nos escrutínios pré-conclave. 

As semelhanças da política vaticana com a local são inúmeras. Em 2005, no conclave que elegeu o papa Bento XVI, o nome do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio começou aparecer com força. Mesmo naquele momento, os cardeais elegeram o alemão Joseph Ratzinguer. Oito anos depois, aquele que havia sido preterido tornava-se o primeiro papa argentino, após a histórica renúncia de Bento XVI.

Em Pernambuco, no ano de 2014, o nome do então secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, surgiu na imprensa com muita força, mas a escolha recaiu sobre o atual governador Paulo Câmara. Agora, na corrida pela sucessão, Tadeu volta a ter seu nome ventilado internamente. Setores do PSB já sinalizam para sua escolha, mas é um processo que será decantado até o final do mês, quando sairá a fumaça branca e ouviremos: Habemus Candidatus! 

Até lá, “tudo pode acontecer, inclusive nada”.

FICA NA CADEIRA - O mesmo tom que Ratzinger deu ao renunciar e conduzir sua própria sucessão, o governador Paulo Câmara poderá repetir em abdicar de uma eleição ao Senado quase certa para pilotar a campanha do seu candidato sentado na cadeira de governador.

CARNAVAL CANCELADO - As principais cidades com tradição de carnaval em Pernambuco, Olinda e Recife, anunciaram a suspensão das festividades de momo. Foi uma decisão acertada dos gestores em meio a uma crescente da Covid e Influenza. 

VISITANDO AS BASES - Articulando mais uma reeleição, o deputado Antônio Moraes (PP), decano da Casa Joaquim Nabuco, vem visitando todas as suas bases liberando ações e consolidando seu palanque. Moraes tem tudo pra emplacar mais um mandato na Alepe.

FORO DO JOGO - Uma coisa já está pacificada no ninho socialista: Geraldo Julio não será candidato mesmo! Isso abre margem para um debate maior entre os membros do partido. João Campos e Paulo Câmara terão papéis fundamentais na decisão.

PREGANDO UNIÃO - Essa é a tese que os petistas estão usando para justificar a união de Lula com o ex-governador Geraldo Alckmin. “Temos que unir todos que querem um ambiente democrático e resgatar os milhões de brasileiros sem segurança alimentar”, defendeu o deputado Alexandre Padilha.

DOBRADINHA - O pré-candidato a estadual Sileno Guedes e o deputado Guilherme Uchoa Junior firmam mais uma parceria, agora  na cidade de Goiana, na Mata Norte, com o ex-presidente Armando Pimentel. 

NA ARTICULAÇÃO- Mesmo de férias com a família, o prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador, Miguel Coelho (DEM), reuniu um grupo de deputados e prefeitos para um almoço no litoral sul do Estado. Miguel vem demonstrando muita disposição para disputar o Governo de Pernambuco em outubro. 

PINGA-FOGO: Como foi o tom do encontro de Bivar com Miguel Coelho?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário