Os principais líderes e presidentes dos partidos PT, PSB, PCdoB e PV voltaram a se encontrar, ontem, para avançar no debate sobre a federação desse bloco. Sem essa saída, PCdoB e PV tendem a ser extintos a partir da eleição, pois não devem atingir o número mínimo de deputados.
Essa federação terá impacto na cena local, consolidando a aliança entre PT e PSB, e garantindo Lula no palanque da Frente Popular. Na disputa proporcional, esse bloco poderá fazer cerca de 25 deputados estaduais e 15 federais. É o sonho de qualquer governador e presidente da República.
A pauta da federação também entrou na conversa entre o governador Paulo Câmara e parte dos dirigentes do PT no Estado, entre os quais estavam o presidente Doriel Barros, a deputada Teresa Leitão e o senador Humberto Costa.
Por fim, o trabalho para fazer esse bloco é um pedido do ex-presidente Lula para garantir a unidade das siglas de esquerda, já pensando na governabilidade em um eventual governo.
NÚMEROS NOVOS – A pesquisa Futura Inteligência encomendada pelo Banco Modal S/A desenhou o primeiro cenário com números na corrida eleitoral em 2022. O ex-presidente Lula (PT) aparece liderando as intenções de voto. A novidade foi o presidente Jair Bolsonaro (PL) seguindo na cola do líder petista. Os demais pré-candidatos quase que não existem.
PREPARANDO O ANÚNCIO – Após a fala do senador Humberto Costa, com exclusividade para este blog, o Palácio começa a se movimentar para fazer o anúncio oficial do candidato do PSB. O governador Paulo Câmara já está fazendo as últimas conversas. A expectativa é que da próxima semana não passe!
UNIÃO BRASIL – Como esta coluna antecipou, o presidente Luciano Bivar deu sua última cartada em nível nacional, após receber a negativa para ser vice de Moro. Ele fez o convite diretamente ao próprio ex-juiz para ser candidato a presidente pelo União Brasil. Conseguimos colher a informação de que o Podemos aceita naturalmente, pois a executiva nacional está levando pressão, já que Moro não decola.
APOSTANDO AS FICHAS EM MIGUEL – O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) está apostando suas fichas na candidatura de Miguel Coelho para governador. Tanto que vai disputar a reeleição pelo União Brasil. Romero tem a causa animal como bandeira forte de campanha e de mandato.
PINGA-FOGO: As pesquisas trouxeram um novo cenário ou corrigiram os números?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário