Lideranças políticas dos dois principais partidos da Frente Popular estiveram reunidos no Palácio do Campo das Princesas para tratar da sucessão de Paulo Câmara. Além do governador, o senador Humberto Costa também esteve presente. Do lado do PT, Doriel Barros, Teresa Leitão e Oscar Barreto participaram do encontro, já pelo PSB participaram Nilton Mota, José Francisco Neto e Sileno Guedes.
A conversa girou em torno da consolidação da aliança entre os dois partidos, o senador Humberto Costa, que vinha colocando seu nome como opção para a disputa, recebeu do governador a informação de que o PSB definirá seu nome na próxima semana, e este nome está sacramentado ser um político de mandato que tenha experiência eleitoral, política e administrativa.
O encontro aconteceu na esteira da declaração do ex-presidente Lula, que evidenciou a prerrogativa do PSB de indicar o nome para o governo de Pernambuco, e afirmou que entende o projeto de Humberto, mas que se o PSB tiver candidatura própria, o PT não lançará Humberto, apoiando os socialistas em Pernambuco.
A expectativa é de que os dois partidos estarão na chapa majoritária, consolidando a aliança e a força da Frente Popular, que contará com PSB, PT, outros partidos representativos e o maior número de prefeitos e deputados, além evidentemente da presença de Lula no palanque que reforçará o projeto do candidato apresentado pelo governador Paulo Câmara para a sua sucessão em outubro.
Federal – Setores do Partido dos Trabalhadores defendem que a deputada federal Marília Arraes seja mesmo candidata à reeleição em outubro, pois avaliam que ela será uma puxadora de votos capaz de garantir que o partido eleja de três a quatro representantes na Câmara dos Deputados, o que é uma prioridade do ex-presidente Lula para construir seu projeto nacional.
União – Em vias de se chegar a definição do candidato do PSB, existem integrantes da oposição defendendo uma união entre Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra. Na avaliação de um integrante em reserva, a chapa ideal seria Raquel Lyra disputando o governo, Miguel Coelho disputando ou indicando o candidato a vice, e Anderson Ferreira disputando o Senado.
Encontro – O presidente estadual do Avante, deputado federal Sebastião Oliveira, será o anfitrião do encontro nacional do partido no próximo sábado, que acontecerá no Mar Hotel. O evento contará com a presença do presidente nacional da legenda, o deputado federal Luís Tibé (MG). O Avante pretende eleger pelo menos dois deputados federais em Pernambuco.
Partido – Questionado sobre o destino do seu provável candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin, o ex-presidente Lula afirmou que para ser sacramentado na sua chapa, Alckmin terá que se filiar a um partido que se alie ao PT. Estão na mira de Alckmin PSB, PSD, PV e Solidariedade. Lula também afirmou que decide se será candidato entre fevereiro e março.
Inocente quer saber – Qual será o destino partidário de Geraldo Alckmin para ser oficializado como vice de Lula?
Fonte: Blog do
Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário