sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Carnaval: Ceará dá exemplo

 

Por Houldine Nascimento – interino

Diante do cancelamento do Carnaval de rua nas principais cidades, um impasse permanece sobre as festas privadas que ocorrem durante a Folia de Momo. Uma festa de muitos passou a ser para poucos. Até agora, estão mantidas as celebrações privadas, voltadas aos que possuem condições financeiras. Os municípios não querem indisposição com os grandes empresários e o Governo de Pernambuco ainda não decidiu como vai lidar com isso. Só que o vírus não distingue classe social.

Como lidar com eventos que provocam aglomerações diante de uma nova variante da Covid-19 e do crescimento de casos de Influenza A? O Ceará é o primeiro estado a mostrar um caminho possível. O governador Camilo Santana (PT) emitiu um decreto, ontem, suspendendo por um mês todas as comemorações pré-carnavalescas e de Carnaval.

Já os eventos festivos e sociais – casamentos, formaturas e corporativos – podem ocorrer com a redução da capacidade de ocupação: para até 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em áreas abertas, reduzindo a capacidade de ocupação para 10% do praticado até então.

“Detectamos um aumento das transmissões do vírus após as grandes festas. Os dados também revelam uma elevação preocupante dos casos em geral no Ceará. Os indicadores demonstram que precisamos estancar essa velocidade de transmissão da ômicron. Então, pelos próximos 30 dias, estão autorizados eventos mediante o controle sanitário e a exigência do passaporte vacinal”, detalhou.

Antes de chegar a esta definição, Camilo e o secretário de Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, participaram de reuniões com uma equipe da Prefeitura de Fortaleza, com outros 150 prefeitos do interior e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, formado por 25 instituições e órgãos cearenses.

Nesses encontros, o governador destacou a importância de medidas de prevenção para essas doenças respiratórias, com foco na atenção básica de saúde e na vacinação, além do combate à desinformação. Houve investimentos em testagem e aumento dos leitos de enfermaria e UTI visando ao atendimento de pacientes com síndrome gripal. Segundo o gestor, 160 novos leitos estão disponíveis.

Aumento de casos – De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, a testagem positiva de casos da Covid-19 no Estado oscila entre 2% e 4%. Já para os testes de Influenza, o percentual é muito maior: 58% das pessoas são diagnosticadas com a doença. O Governo alerta que esse aumento da circulação do vírus da gripe tem impactado nas solicitações de leitos e no adoecimento da população, sobretudo dos idosos.

Sem camarotes – O vereador recifense Rinaldo Júnior (PSB) protocolou uma representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para pedir que o órgão se posicione sobre os camarotes privados durante o Carnaval. Ele também informou que solicitou a suspensão dos eventos privados devido ao agravamento de casos de gripe e da Covid-19. “Não pedimos o cancelamento. Após a suspensão, vamos dialogar com o setor, os vereadores e os demais poderes constituídos para procurar a melhor solução para a realização segura dos eventos”, explicou.

Elogios – O presidente Jair Bolsonaro (PL) falou sobre o cenário eleitoral em Pernambuco e a possibilidade de uma chapa unindo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que é presidente estadual do PL. Em entrevista ao comunicador Pedro Paulo na TV Nova Nordeste, ontem, ele chegou a elogiar o correligionário. "Eu acho que ele (Anderson) é um excelente nome aí para Pernambuco", afirmou. Bolsonaro também disse buscar um entendimento entre os dois aliados, cotados para a disputa majoritária.

Antivacina – Na mesma entrevista, Jair Bolsonaro voltou a atacar a vacinação contra a Covid-19. O chefe do Executivo pôs em xeque a eficácia dos imunizantes, além de criticar o passaporte vacinal. Ele também desincentivou a vacina para crianças dos 5 aos 11 anos, que tem a aprovação da Anvisa. “Você tem conhecimento de alguma criança que tenha morrido de Covid? Eu não tenho”, disse. Segundo o Ministério da Saúde, houve 308 mortes nesta faixa etária em razão do coronavírus.

Editorial duro – A nova desinformação de Bolsonaro sobre a vacinação infantil contra a Covid-19 provocou um duro editorial do Jornal Nacional, da Rede Globo. Os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos leram um texto com críticas ao presidente. “As declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre as mortes de crianças por Covid afrontam a verdade e desrespeitam o luto de milhares de brasileiros - parentes e amigos das mais de 300 vítimas de 5 a 11 anos”, expõe um trecho.

CURTAS

QUEIXA – Moradores do Largo do Holandês, no bairro de Casa Forte, reclamam da Prefeitura do Recife pela construção de uma capela. Eles alegam que não foram consultados sobre a obra e se queixam da falta de uma área de lazer na região. O Blog procurou a assessoria da PCR, mas não obteve resposta.

PERDA – Pernambuco lamenta a morte de Dona Duda, aos 98 anos. A artista, que mantinha um espaço no Janga, em Paulista (PE), era uma grande referência da ciranda e apontada como criadora do ritmo no Estado. Ela produziu uma vasta obra, com mais de 200 composições.

Perguntar não ofende: Até quando Bolsonaro vai desinformar sobre as vacinas?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário