segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Vitória de João Doria dificulta projeto de Raquel Lyra em Pernambuco

 

O mês de novembro começou bastante proveitoso para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas no próximo ano. Estava avançando com o apoio do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e liderava com significativa folga todos os levantamentos divulgados sobre a disputa do próximo ano. Ela ainda teve o anúncio da participação da deputada estadual Priscila Krause no movimento Levanta Pernambuco, um ativo importante na disputa interna da oposição sobre quem apresentaria o melhor projeto.

Eis que uma série de fatores surgiram e deixaram Raquel Lyra mais fragilizada na manutenção do seu projeto para 2022, e sua pré-campanha terá que reavaliar o cenário e analisar as condições para virar o jogo e voltar ao patamar que iniciou o mês. O primeiro deles foi a decisão do presidente Jair Bolsonaro de se filiar ao PL, que em Pernambuco é comandado por Anderson Ferreira, e dava sinais de apoiar sua candidatura em 2022 podendo ser o seu candidato a senador. A chegada de Bolsonaro implodiu a possibilidade de aliança entre os dois partidos e dificultou muito qualquer perspectiva do movimento Levanta Pernambuco se tornar mais efetivo.

Mas foi no final de semana o mais duro golpe na campanha de Raquel Lyra, que foi a vitória do governador de São Paulo, João Doria, nas prévias do PSDB. Com a escolha de Doria pelos tucanos, até o apoio do Cidadania, que considerava uma federação com o PSDB, e em Pernambuco estava alinhado com Raquel, passou a se tornar incerto, mais do que isso, a candidatura de Doria poderá funcionar como uma âncora na postulação de Raquel, puxando seu projeto para baixo, haja vista que o eleitor pernambucano não possui nenhuma simpatia pelo midiático governador paulista.

Raquel Lyra agora terá que avaliar todos os acontecimentos e considerar se vale a pena a manutenção do projeto estadual, mas caso ela desista, ajudará muito o projeto do PSB, que tinha em sua candidatura o maior obstáculo pela manutenção da sua hegemonia em Pernambuco, e que agora terá outros trunfos no convencimento de aliados para continuarem apoiando o projeto da Frente Popular.

Administração – O Republicanos promoverá o Encontro Municipal do Centro de Apoio aos Municípios – CAM, que ocorrerá nesta segunda-feira, às 8h, no Recife Praia Hotel. O evento, comandado pelo presidente estadual da sigla, o deputado federal Silvio Costa Filho, é direcionado para gestores municipais e vereadores do partido no estado, sendo uma capacitação sobre captação de recursos públicos para aplicação em projetos visando o desenvolvimento e o fortalecimento dos municípios.

Lançamento – O deputado federal Tadeu Alencar (PSB), lança na próxima quinta-feira na Livraria Jaqueira do Recife Antigo o seu livro “Lições de madrugada”, uma coletânea de artigos publicados pelo parlamentar. O evento acontece a partir das 17 horas e deverá contar com a presença de diversas personalidades da política e da sociedade pernambucana.

Inocente quer saber – Sem Raquel Lyra no páreo, quem vai herdar a condição de melhor nome da oposição em 2022?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário