segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Raquel e Anderson manterão aliança após filiação de Bolsonaro?

 Coluna da segunda | Raquel e Anderson manterão aliança após filiação de Bolsonaro?

Nos bastidores da política, começou o burburinho colocando em xeque a manutenção da aliança entre a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL). As especulações surgem após a vitória de João Doria nas prévias tucanas e a filiação de Bolsonaro ao PL, programada para amanhã.

Porém, as contas que eles fazem para manter a unidade: Bolsonaro está focado em eleger o maior número de congressistas no próximo ano. Ele quer fazer a maior bancada no Senado e na Câmara, e a provável candidatura de Anderson Ferreira a senador na chapa da Oposição resolveria essa equação. Além de abrir um palanque viável para o ministro do Turismo, Gilson Machado, disputar um mandato de federal. 

Por sua vez, Raquel será o guarda-chuva de João Doria no Estado. O governador de São Paulo, agora pré-candidato a presidente pelo PSDB, precisará de palanques em todos os estados, inclusive em Pernambuco. Portanto, a pré-candidatura de Raquel Lyra ao Governo é fundamental para seu projeto nacional, ao mesmo tempo em que ela deve usar isso para tentar fugir da pecha bolsonarista. A liga de Raquel era com Leite, ela terá agora que construir com Doria se quiser se manter no páreo.

Por fim, Anderson também se apega à carta branca dada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, sobre o comando da legenda no Estado. Esse movimento consolidou as rédeas da condução do partido nas mãos dos Ferreiras. Por esses e outras fatores, a aliança entre Raquel e Anderson está mantida, a não ser que um deles opte em se afastar do projeto.

SINALIZANDO – Logo após vencer as prévias do PSDB, João Doria não descartou uma aliança com o ex-ministro e ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro (Podemos). A informação que a coluna obteve é que um encontro entre eles já foi marcado. Se PSDB e Podemos estiverem juntos nacionalmente, certamente haverá efeitos nas alianças estaduais.

TURISMO – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, embarcou para Madri, na Espanha, onde participa da 24ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo. Gilson falou que vai apresentar um Brasil pronto e aberto para acolher turistas de todo o Mundo, e ressaltou o alto índice de preservação natural dos destinos brasileiros.

MOSTRANDO FORÇA – O ex-prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto, realizou uma grande confraternização com seu grupo político. O evento foi entendido como uma demonstração de força política na cidade. Na ocasião, ele reforçou seu voto no deputado Antônio Moraes (PP), mas não revelou seu federal.

ANDAM DIZENDO POR AÍ… – Que o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, será candidato a federal. Seu filho, Eriberto Rafael, continuaria na Casa José Mariano e um outro rebento disputaria uma vaga na Assembleia.

RÁPIDAS

FORA DA DISPUTA – Para aliados, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) já admite que não vai disputar a eleição do próximo ano. Seu nome é lembrado para concorrer a uma vaga de deputado federal. Com esse movimento, essa será a primeira eleição estadual desde 1998 que Armando estará fora das urnas.

JOGANDO A TOALHA – Com o crescimento exponencial de Moro, muitos aliados já falam que o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), poderá desistir de disputar a Presidência. Ou ele desiste ou o PDT poderá desistir dele ou por ele!

RESPIRA ALIVIADO – A Justiça Eleitoral arquivou o processo que pediu a cassação do prefeito de Bom Jardim, Janjão, por abuso de poder econômico. Com essa decisão, o gestor respira aliviado e pode tocar o governo tranquilamente sem nenhum fantasma judicial.

PINGA-FOGO: O deputado federal Fernando Rodolfo sai do PL após a filiação de Bolsonaro?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário