sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Lula pode não ser candidato

 

Fechando a semana, duas novas pesquisas sobre a corrida presidencial – a primeira do Paraná e a segunda, ontem, do Poder Data – mostram que o ex-presidente Lula entrou numa onda declinante. Em ambas, sua distância para o presidente Bolsonaro foi reduzida a seis pontos percentuais, praticamente dentro da chamada margem de erro.

Isso mostra que Lula nunca foi nem tampouco é imbatível. Pode indicar também que as pessoas começam a despertar para o mal da era petista ao Brasil. Foram nos governos Lula e Dilma que ocorreram os maiores assaltos aos cofres públicos da história da República. Só na Lava Jato, mais de R$ 44 bilhões levados pelos petistas traquinos.

A roubalheira levou Lula e mais 40 da sua quadrilha para o xadrez, inclusive Marcelo Odebrecht, até então o empreiteiro mais rico do País, que bancava a farra de Lula e seus asseclas. Desconfio que Lula não será candidato. Teme sair às ruas, vez por outro afirma que ainda não decidiu e deixa a impressão que jogará, mais uma vez, Fernando Haddad na fogueira.

Fato que despertou atenção nos dois levantamentos foi a tendência do nome do ex-juiz Sérgio Moro se consolidar como a terceira via preferida dos que não querem Lula nem tampouco Bolsonaro. Moro já desponta com 11% das intenções de voto e hoje é candidato mais competitivo do que Bolsonaro na disputa em um eventual segundo turno com Lula, conforme atesta a pesquisa do Poder Data.

Moro tem se posicionado com muita segurança, brilho e competência nos assuntos que dizem respeito as maiores preocupações dos brasileiros no momento, como a volta da inflação e o combate à corrupção. Além disso, tudo indica que haverá uma onda no Brasil em torno da sua candidatura na medida em que percorrer o País.

Norte bolsonarista – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem maiores intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais de 2022 entre homens e entre moradores da região Norte. No primeiro estrato, o chefe do Executivo marca de 36% a 37%. Já no 2º grupo, tem 37% ou 47%. Os dados foram aferidos na mesma pesquisa. As variações apresentadas pelo possível candidato dependem do cenário testado. Nesta rodada, foram dois: um com João Doria e outro com Eduardo Leite, que disputam as prévias do PSDB para candidatura ao Palácio do Planalto.

Só faltou declarar o voto – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o deputado Gonzaga Patriota (PSB) se derramou em elogios ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pré-candidato ao Palácio das Princesas. Só não declarou que vota com ele para não ficar em mais lençóis no seu partido. “Não posso deixar de reconhecer que Miguel fez a maior gestão de Petrolina”, disse, deixando a impressão de que seu coração balança para eleger um governador saindo do São Francisco.

Forte do Nordeste – Já o ex-presidente Lula (PT) tem maiores intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais em 2022 entre as mulheres e entre os moradores da região Nordeste. No primeiro estrato, o petista pontua de 41% a 44%, dependendo do cenário avaliado. No segundo grupo, chega a 43%. As variações apresentadas pelo possível candidato dependem do cenário testado. Nesta rodada, foram dois: um com João Doria e outro com Eduardo Leite, que disputam as prévias do PSDB para candidatura ao Palácio do Planalto.

Freitas disputa em SP – O presidente Jair Bolsonaro disse que o nome do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, já está definido para concorrer ao Governo de São Paulo nas eleições de 2022. Disse que haverá aceitação do indicado no Estado pelo fato de ser “um baita de um gestor”, competente, responsável e por fazer um “grande trabalho” no seu governo. A declaração foi feita em entrevista ao canal ISTV, no YouTube. Bolsonaro descreveu as qualidades do possível candidato, sem revelar o nome. Ao ser questionado pelo entrevistador se o nome seria o de Tarcísio, o presidente riu, fez sinal de positivo, e afirmou: “É, parece que é ele, parece que você acertou”.

De direita – O senador Wellington Fagundes (PL-MT) disse em entrevista ao site Poder360 que o PL (Partido Liberal) não influenciará para mudar a forma de comunicação do presidente Jair Bolsonaro depois que ele se filiar à legenda. Afirmou, porém, que a tendência de um possível segundo governo sob a batuta da sigla será de centro-direita e não de direita. “Nós não queremos mudar a figura pessoal, a capacidade de liderança do presidente Bolsonaro. Cada pessoa tem seu jeito de ser, não vai e não deve mudar. Agora, é claro, vamos contribuir, porque o presidente Bolsonaro é muito claro, tem uma política de direita”.

CURTAS

BOM EXEMPLO – O município de Carpina, na Zona da Mata, anunciou o cancelamento das programações de Carnaval e da Festa de Reis, evento tradicional na cidade, devido à pandemia da Covid-19. O prefeito Manuel Botafogo (sem partido) informou a decisão por meio de uma gravação publicada em uma rede social. Esta é a primeira cidade de Pernambuco a anunciar o cancelamento de eventos de carnaval, de acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

PÉSSIMA NOTÍCIA – O cenário de infecção pelo novo coronavírus está se agravando em Serra Talhada, a 420 km do Recife. Segundo o site Farol, foram registrados 28 casos da Covid-19 em apena 24 horas, elevando para 219 positivados só no mês de novembro. Um número recorde, uma vez que a tendência era de queda.

Perguntar não ofende: Quem ainda acredita que Lula é candidato?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário