quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Candidato, mas de Bolsonaro

 

Na conversa que teve, ontem, em Brasília, com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, saiu convencido de que não lhe faltará apoio da sua atual legenda para qualquer projeto majoritário no Estado em 22, seja o Governo do Estado ou o Senado, mas com uma única condição: estar no palanque de Bolsonaro.

Para entrar no PL, o presidente da República só se submeteu a um capricho do atual comando liberal: não interferir no acordo fechado em São Paulo, reduto eleitoral de Costa Neto. No restante dos Estados, só fica no PL quem estiver no palanque da reeleição de Bolsonaro. Anderson terá que avaliar com prazo chegando ao final em abril, etapa final de filiações.

Sua pré-campanha ao Governo do Estado tem sido centrada num mote só: distanciamento das forças governistas, evitando qualquer ligação com o bolsonarismo. “Ele tem nosso apoio para qualquer candidatura, mas terá que estar do nosso lado, do lado de Bolsonaro”, disse, claramente, Valdemar, segundo uma fonte do diretório nacional do PL.

Se até abril, o cenário estiver mais confortável para Bolsonaro, com vistas à sua reeleição, é bem provável que Anderson passe a ouvir muito mais Costa Neto e a cúpula do PL, que torcem e trabalham pelo seu alinhamento ao Planalto, do que mesmo Raquel Lyra e Armando Monteiro, as estrelas tucanas do Estado, com quem firmou uma espécie de pacto para estarem juntos nas eleições do ano que vem.

Como a política é muito dinâmica e ninguém gosta de perder nada, muito menos um partido com chances de vir a ter, como o PSL na era Bolsonaro, o maior fundo eleitoral entre todos os partidos, com chances de ocupar cadeiras na Esplanada dos Ministérios, o que se sabe, hoje, é que Anderson não tem ainda uma decisão amadurecida. Não sabe se fica no PL e sai candidato a governador abraçado com Bolsonaro ou se permanece fiel às juras de amor que fez a Raquel.

Jogou a toalha – A cúpula do União Brasil, fruto da fusão entre o DEM e o PSL, concluiu, ontem, que a única terceira via possível nas eleições presidenciais de 2022 é a do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro. O partido pretendia lançar o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ao Palácio do Planalto em 2022, mas ele deverá abrir mão da disputa. Filiado ao DEM, o nome de Mandetta havia sido aventado tanto pelo seu atual partido quanto pela legenda futura como opção viável para a disputa eleitoral, mas a entrada de Moro no jogo inviabilizou sua possível candidatura.

Voo de galinha – Quem torce o nariz para o possível apoio de Bolsonaro à candidatura de Anderson Ferreira a governador é a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que tem um acordo fechado para fazer a campanha de braços dados com o prefeito de Jaboatão, ela na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, ele para o Senado. Sem o PL e, consequentemente, Anderson, a tucana terá que rever a sua postulação, calculando o risco de largar o certo pelo duvidoso, ou seja, mais dois anos na Prefeitura por um voo de galinha.

Segurança zero – Recife continua campeã em violência, sem distinção de cor, sexo, faixa etária e classe social. Ontem, na Rua do Progresso, na Boa Vista, área central do Recife, um homem armado chegou de bicicleta, na frente de um prédio e roubou o celular de uma advogada que esperava um carro de aplicativo de transporte. Após o assaltante apontar a arma para a mulher, de 42 anos, ela correu, jogou o celular no chão e entrou no edifício. Em seguida, o ladrão pegou o aparelho e fugiu na bicicleta, sem que tivesse um só policial nas imediações.

Boa notícia – O governador garantiu, ontem, a ampliação da oferta do ensino integral em escolas de nível fundamental e médio e a criação de novas escolas técnicas. De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, 75% das escolas de ensino médio passam a ser integrais em 2022. Para 2022, estão previstas mais 11 Escolas Técnicas Estaduais, sendo que seis delas são unidades de referência que viram técnicas e cinco que estão em construção. Além disso, 104 escolas estaduais existentes serão transformadas em unidades de referência em Ensino Médio (Erem), Fundamental e Médio (Eremfem) e fundamental (Eref), todas com oferta de aulas em tempo integral.

Felizes para sempre? – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou, ontem, a sua filiação ao PL (Partido Liberal) na próxima terça-feira, às 10h30. Afirmou que está “tudo certo para ser um casamento” e serem “felizes para sempre”. “Marcou para terça. Tudo bem, acertamos São Paulo e o resto do Brasil. Está tudo certo para ser um casamento e sermos felizes para sempre”, disse. Deu declaração no caminho a pé de volta para o Palácio do Planalto depois de participar de solenidade na Câmara dos Deputados em que recebeu a Medalha de Mérito Legislativo.

CURTAS

MUDANÇAS NO TCE – Pernambucano de Petrolina, o conselheiro Ranilson Ramos foi eleito e anunciado, ontem, novo presidente do Tribunal de Contas do Estado para o biênio 22/23. Talhado para a vida pública, Ramos é considerado um arraesista histórico, tinha livre trânsito com Eduardo Campos, por quem foi nomeado para o TCE, e deixou como herdeiro na política o deputado Lucas Ramos.

NO CEARÁ – Líder dos trabalhadores em segurança pública do Ceará, o deputado federal Capitão Vagner, do Pros, ingressa no PL e será apoiado pelo presidente Bolsonaro na disputa pelo Governo cearense em 22.  Ele se notabilizou por liderar um motim da Polícia Militar do Ceará em 2011, no qual gerou insegurança a população e trouxe caos para a cidade de Fortaleza com uma quarentena forçada. Na ocasião, trocou insultos com o então governador Cid Gomes e seu irmão Ciro Gomes.

Perguntar não ofende: Não aceitando ser liderado por Bolsonaro, para quais braços Anderson correrá?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário