sábado, 27 de novembro de 2021

PT, PSB, PCdoB e PDT caminham para a federação partidária

 Coluna do sábado|  PT, PSB, PCdoB e PDT caminham para a federação partidária

As bancadas federais de PT, PSB, PCdoB e PDT já atuam hoje no Congresso Nacional como um grande bloco nas votações mais importantes. A sintonia entre os parlamentares dessas quatros siglas vem estimulando a direção nacional dos seus partidos a se reunirem e colocar na mesa uma construção de federação. 

O bloco PT, PSB e PCdoB já está consolidado, mas a grande dúvida é justamente o PDT. Esse movimento dependeria da desistência de Ciro Gomes de disputar à presidência da República, coisa que não está longe de acontecer. A pontuação do ex-ministro Sérgio Moro entubou o projeto de Ciro. Se a federação acontecer entre os quatro partidos, na esfera local, o deputado Wolney Queiroz não precisará deixar o PDT – como pretende hoje – para disputar sua reeleição. 

Esse bloco é tudo o que Lula sonha num eventual governo. Primeiro, porque garante um número considerável de parlamentares a seu favor e votando nas suas pautas. Depois, fica mais fácil atender aos congressistas. Afinal, com quatro partidos “coligados”, os gestos também poderão ser em bloco. 

SINTONIA – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e a deputada estadual Clarissa Tércio mostraram que estão em plena sintonia para a eleição do próximo ano. Clarissa confirmou que vai disputar a reeleição e Gilson ainda faz mistério sobre seu futuro político. A sintonia entre eles deverá também ser na esfera partidária, pois onde um for o outro seguirá. Clarissa hoje tem um compromisso com o Podemos, mas tende a acompanhar Bolsonaro, não Moro. 

RITMO DE GESTÃO – O prefeito Marcelo Gouveia (PSD) vem numa agenda intensa em Paudalho. Toda semana é uma ordem de serviço de novas obras, inauguração de outras e mais anúncios. Pelo volume de ações, parece que Marcelo começou o mandato agora. Ele é um dos prefeitos da Mata Norte que mais conquistaram emendas parlamentares e convênios com a União. 

RETOMADA DAS PRÉVIAS- Após a lambança de semana passada, o PSDB retomará as prévias neste sábado. Foi o que garantiu o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo. Os candidatos estão num ritmo frenético para fechar o ciclo e anunciar o nome tucano na disputa pelo Planalto.

RÁPIDAS

GARANTIDO – Após pedido do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) ao secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, Palmares tem garantida a permanência da sede da 3ª  CIA do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) em seu território. A demanda foi levada ao deputado pelo prefeito Júnior Melo (PP). 

SUBIU O TOM – O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), bateu forte no Governo do Estado, ao qual acusou de ter virado as costas para sua cidade. No mesmo discurso, ele lembrou sua trajetória com Eduardo Campos e anunciou a adesão integral de seu grupo político à pré-candidatura de Miguel Coelho. 

NO RADAR – Petista de alto nível revelou à coluna que o diretório nacional do partido de Lula está com os olhos voltados para a deputada Marília Arraes. “Ela venceu a eleição da Mesa Diretora contra o candidato do PT e com apoio dos bolsonaristas, e agora vem essa denúncia, não brinque o diretório poderá agir pesadamente”. 

PINGA-FOGO: Marília Arraes vai rebater o deputado que a acusou de receber R$10 milhões para votar em Arthur Lira?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário