sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Novo app pacifica PSDB e Bruno Araújo remarca votação das prévias para este sábado

 

 (Foto: Divulgação/PSDB
)
Foto: Divulgação/PSDB
Após confusões causadas pelo aplicativo escolhido para votação levarem ao adiamento das prévias tucanas, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, informou que pretende retomar o processo de decisão do candidato que representará o partido na disputa à Presidência da República em 2022 no sábado (27), das 8h às 17h, com resultado até Às 20h do mesmo dia, utilizando o app desenvolvido pela empresa BeeVoter. 

“[A votação será] no mesmo horário que se dá no processo de eleições na Justiça Eleitoral. A ideia é que, logo que se encerre (a votação), nós possamos fazer o processo de apuração” afirmou Bruno ao jornal O Globo.

Ainda de acordo com o pernambucano e presidente do partido, o aplicativo da nova empresa foi testado durante a madrugada desta sexta-feira (26) tanto pela equipe técnica da própria BeeVoter como pelo partido e por técnicos escolhidos pelos pré-candidatos que estão concorrendo: João Doria, governador de São Paulo; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Durante a tarde, mais testes e ajustes devem ser feitos para que tudo fique pronto para a votação.

Após o anúncio da retomada da votação, Virgílio se pronunciou em favor da decisão do presidente do partido. “Apoio a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, em continuidade das prévias partidárias neste sábado, 27/11. Com união e realismo, o #PSDB pode ser um grande player nas eleições 2022. Que as prévias se concretizem e que o vencedor seja apoiado por todos", afirmou o pré-candidato.

Após ter criticado a decisão do partido de utilizar um app em vez de urnas eletrônicas e questionar a segurança das votações antes de sua suspensão, agora o governador de São Paulo enfim resolveu pacificar a questão e se manifestou, por meio do Twitter, favoravelmente à decisão de Bruno Araújo para retomar a votação. 

“Concordamos e apoiamos a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, para dar prosseguimento às prévias do PSDB amanhã. Prévias engrandecem o PSDB no exercício da democracia e do voto dos seus filiados e mandatários. Viva a democracia! #Vote451”, escreveu João Doria.

Maior rival de Doria na disputa, o governador gaúcho, Eduardo Leite, também se mostrou a favor da retomada das prévias do partido. “Vamos ao voto! Decisão acertada de @BrunoAraujo456. A conclusão das prévias tem nosso apoio. O mais importante foi alcançado: segurança de que os votos serão sigilosos! Que cada tucano vote com o coração e esperança! Vamos juntos pra uma candidatura com a cara do PSDB! #vote453”, disse o pré-candidato por meio de seu perfil na plataforma de redes sociais.

Além de ironizar o problema da votação numa tentativa de amenizá-lo, afirmando que os pré-candidatos “saem conhecidos” pela população após as polêmicas envolvendo o processo eleitoral interno do partido, Bruno Araújo mencionou a possibilidade de haver segundo turno. 

“Tecnicamente e regimentalmente há a previsão do segundo turno. O que vale é o que está efetivamente combinado antes do processo eleitoral se iniciar. Uma vez que o processo é eleitoral iniciado, as regras se mantém até o fim”, disse o presidente do partido.

Instabilidade no aplicativo

A votação das prévias tucanas, para decidir o candidato à presidência, começou no último domingo. O PSDB suspendeu a votação devido a falhas no aplicativo escolhido para que os filiados registrassem seus votos, visto que ao menos 26 mil associados não conseguiram votar. 

O adiamento da votação provocou mais tensões entre Doria, Leite e Virgílio, o que levou o vice-presidente do PSDB, deputado Carlos Sampaio, a anunciar que acionaria a Polícia Federal para investigar a suspeita de ataque hacker ao sistema.

Durante a semana, o PSDB testou a plataforma da empresa RelataSoft, mas anunciou na última quarta-feira que os testes "não foram totalmente satisfatórios". Outras três empresas foram testadas: Novoweb, Elejaonline e BeeVoter, que foi a escolhida e anunciada nesta sexta, obtendo a concordância dos três candidatos envolvidos na disputa.

Fonte:Por: Lara Tôrres.

 Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário