sábado, 27 de novembro de 2021

Nova variante preocupa

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

Em meio à quarta onda da Covid-19, a Europa toma medidas restritivas para evitar o avanço da doença. Há toques de recolher e bloqueios em diversas nações do Velho Continente. A Áustria, por exemplo, está em seu quarto lockdown desde a última segunda-feira (22).

A partir de 1º de fevereiro, o governo austríaco pretende tornar obrigatória a vacinação. Existe um movimento antivacina liderado pelo Partido da Liberdade, de extrema-direita. Consta que a cobertura vacinal chegou a 66% da população. No entanto, esta é uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental.

Portugal voltou a exigir o uso de máscaras em locais fechados, além de estabelecer passaporte sanitário em hotéis e restaurantes. Em testemunho dado ao Blog, o médico pernambucano Gilvaney Silva alertou que outros países estão impedindo o acesso devido ao aumento de casos, a exemplo da Holanda.

Com isso, ele resolveu antecipar o retorno de Lisboa ao Recife. No leste europeu, a Eslováquia e a República Tcheca estão entre as nações com as maiores taxas de infecção do coronavírus. Lá, pessoas não vacinadas estão proibidas de frequentar bares, restaurantes, hotéis e salões de beleza.

A identificação de uma nova variante na África do Sul, batizada de “ômicron” pela Organização Mundial da Saúde, elevou o alerta. A Bélgica foi o primeiro país da Europa a registrar o primeiro caso no continente da cepa. A própria OMS considera preocupante a variante por apresentar evidência de reinfecção.

A Itália proibiu a entrada de pessoas vindas da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue. A preocupação também toma conta da América do Norte: o Canadá restringiu o acesso a visitantes das sete nações sul-africanas, assim como os EUA, que também vetaram o Malawi.

Aeroportos abertos – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rebateu um apoiador que sugeriu o fechamento dos aeroportos brasileiros a visitantes estrangeiros para conter o avanço da nova cepa do coronavírus. “Não vai vedar, rapaz, mas que loucura é essa? Se fechar aeroporto, o vírus não entra? Já está aqui dentro”, disse ao seguidor, ontem, na entrada do Palácio da Alvorada.

Governo segue Anvisa – Apesar da declaração de Bolsonaro, o Governo Federal acatou a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vai fechar as fronteiras para passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. O anúncio foi feito pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, na noite de ontem, pelo Twitter. Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto com os ministérios da Infraestrutura, Saúde e Justiça, passando a vigorar na segunda (29).

Tucanos retomam prévias – A partir das 8h, o PSDB retoma as prévias para definir o pré-candidato do partido à Presidência. No último domingo (21), o processo foi interrompido devido a falhas no aplicativo de votação, impedindo o registro do voto de milhares de filiados. Durante a semana, houve troca de farpas entre os três postulantes: os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP), além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, que se uniu às queixas do gestor paulista contra o gaúcho.

Desbloqueio – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que a 13ª Vara Federal de Curitiba desbloqueie os bens do ex-presidente Lula (PT). O julgamento teve início em agosto e foi retomado no último dia 19. A conclusão ocorreu ontem, com o depósito dos votos no plenário virtual. Os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Nunes Marques decidiram a favor do petista, enquanto o relator do caso, Edson Fachin, votou contra.

Natal encantado – Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, abre oficialmente o "Natal Encantado". A cerimônia ocorre amanhã, a partir das 19h, na Praça dos Estudantes. De acordo com o prefeito Fábio Aragão (PP), diversos pontos foram amplamente decorados com enfeites e luzes. Ele montou uma grande programação cultural, que inclui apresentações teatrais, musicais, cinema, além da Vila Gastronômica e a do Papai Noel. A PE-160 também estará iluminada até 6 de janeiro.

CURTAS

DE CAMAROTE – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que quer “assistir de camarote o que os governadores e prefeitos vão fazer” em relação ao Carnaval. Em entrevista à Jovem Pan, ele também contestou o veto a fiéis em igrejas.

POSSE – A nova diretoria do PSOL Olinda para o biênio 2021-2023 toma posse logo mais, às 18h30, em solenidade no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro, Olinda. Atual presidente, Eugênia Lima será reconduzida ao cargo.

Perguntar não ofende: Com uma nova variante do coronavírus em circulação, prefeitos e governadores vão promover Carnaval em 2022?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário