quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A estratégia do PSB para a eleição de 22

 

Evitando em falar em contas de possíveis eleitos, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes revelou à coluna que a prioridade do partido “é manter a unidade da Frente Popular para eleger o governador do PSB e incentivar candidaturas regionais para ampliar o número de deputados estaduais e federais”. 

Essa regionalização já foi aplicada e deu certo em outros estados, como a nossa vizinha Paraíba, que divide suas regiões e criam nomes competitivos que possam representar aquele grupo de cidades consolidando o projeto.   

Sileno também defende uma estratégia que possa viabilizar a reeleição dos atuais deputados do PSB, “sobretudo nossa bancada federal”. Completou, “vamos trabalhar para eleger também nomes que possam cumprir o conteúdo programático do nosso partido no Congresso Nacional”. Nas entrelinhas essa fala pode ser interpretada como antecipação das movimentações que a sigla deverá fazer na disciplina de alguns filiados.

Mesmo sem cravar número, Guedes aposta numa bancada maior de eleitos pela legenda do que os 12 estaduais e 5 federais da eleição passada. Com poucos partidos montando chapa, partidos como o PSB e PT serão beneficiados pela sobra de votos. 

CHAPA ATRATIVA  – Sob o comando do deputado Silvio Costa Filho, os Republicanos, em Pernambuco, vem montando uma chapa atrativa. Nas contas do presidente estadual da sigla existe a possibilidade de fazer “três ou quatro estaduais e a mesma quantidade de federais”. Poucos partidos da Frente Popular conseguirão montar chapa. 

PLANO B– Mesmo não falando oficialmente, corre nos bastidores a informação que o deputado Clodoaldo Magalhães poderá disputar o mandato de federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A chapa de federal do partido já tem chance de fazer três federais hoje com ida de Clodoaldo garante mais um deputado facilmente. Ele sozinho tende a atingir o coeficiente eleitoral. 

AUMENTO DO FUNDÃO – Em Brasília, o comentário é grande diante da possiblidade que os deputados ainda poderão aprovar mais R$3 bilhões para o fundo eleitoral saindo de R6 bi para R$9 bi. Isso é uma verdadeira vergonha se passar no plenário! No pós-covid e com desempregos em uma escalada crescente pensar em financiamento de campanha é coisa de louco.

RÁPIDAS

ESTADO DE SAÚDE – O senador Humberto Costa (PT), passou por uma angioplastia e já passa bem. A intervenção já estava programa para dezembro, porém ele resolveu antecipar. 

SOBREVIVÊNCIA – Sem montar chapa, o deputado Wolney Queiroz tende a deixar o PDT para disputar sua reeleição na Câmara. Essa informação foi dada com exclusividade pelo blog e reflete a realidade do parlamentar. Ele vai fazer conta até definir sua futura legenda. Isso é questão de sobrevivência política. 

RECORDE DE ACESSOS – Com notícias exclusivas, furos de reportagens e análises feitas direto do coração do poder, em Brasília, o blog cravou uma das melhores semanas do ano em acessos. Agradecemos a audiência e confiança no nosso trabalho. 

PINGA-FOGO: A ida de João Roma para o PL poderá incentivar Gilson Machado a fazer o mesmo caminho em Pernambuco ?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário