sábado, 29 de fevereiro de 2020

PT confirma que decisão sobre candidatura de Marília sai até o fim de março. Doriel e Teresa pregam união

Marília Arraes (Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem)
Marília Arraes (Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem)
Apesar de divergirem sobre a estratégia do PT na eleição municipal do Recife, os deputados estaduais Doriel Barros e Teresa Leitão pregaram que o partido deverá sair unido após as discussões sobre ter ou não a candidatura de Marília Arraes na disputa pela Prefeitura do Recife.

Nesta sexta-feira (28), integrantes da cúpula nacional do partido e do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) estiveram no Recife para reunião com petistas locais. Os deputados federais José Guimarães (CE) e Paulo Teixeira (SP) ouviram argumentos a favor e contra a candidatura própria no Recife.

Defensor da aliança com o PSB, que tem João Campos como pré-candidato a prefeito, o presidente do PT estadual, Doriel Barros, disse que até o final de março haverá uma definição da cúpula local do partido.

“A reunião foi positiva. A gente trabalha para que se possa unificar o partido em torno de um entendimento que não tenha problemas maiores na relação interna. Até o final de março, teremos uma decisão sobre ter ou não a candidatura própria”, disse Doriel.
Na avaliação de Doriel Barros, uma eventual determinação da direção nacional do PT para ter candidatura no Recife seria inédita no partido.

“Nunca houve intervenção no sentido de ter candidatura. Já houve retirada para impor uma aliança, mas para impor candidaturas não”, afirmou.

Ex-presidente do PT, a deputada estadual Teresa Leitão defendeu a candidatura própria no Recife durante a reunião com integrantes do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).
“Defendo candidatura própria. O PT já governou o Recife, desde 1985, o PT apresenta candidatura própria e temos uma candidata competitiva. Uma candidatura dessa conjuntura vai fazer uma discussão da cidade”, disse Teresa.

“A eleição é de dois turnos. Além disso, a Frente Popular tem mais de um candidato, têm (pré-candidatos) PSB, PT e PDT. O campo de esquerda ainda pode ter uma candidatura do PSOL. A fala de Marília na reunião foi nesse sentido também”, afirmou Leitão.

Em 2018, quando o PT esteve dividido sobre ter ou não a candidatura de Marília Arraes, a deputada Teresa Leitão defendeu a candidatura própria ao Governo de Pernambuco. À época, ela apoiou a decisão local do partido, que aprovou o nome de Marília para a disputa da eleição estadual. Dessa vez, há consenso no PT de que a maioria local do partido é a favor da aliança com o PSB. Dessa forma, a ala do PT que defende candidatura própria no Recife espera obter aval da direção nacional da legenda.

Para Teresa Leitão, não há incoerência em ter defendido a decisão local em 2018 e seguir a orientação nacional em 2020.

“Em 2018, defendi a candidatura, mas depois houve uma determinação nacional do partido pela aliança com o PSB, porque o PSB de Pernambuco apoiou nossa candidatura na eleição nacional e a eleição era conjunta. Agora em 2020 há uma eleição separada e local”, disse Teresa.

“Existe incoerência de quem aplaudiu a decisão da (direção) nacional em 2018 e agora está dizendo que se a nacional determinar candidatura aqui (no Recife) é intervenção”, frisou a deputada.

“Estamos aqui para defender um projeto que não se vincula a 2018, mas que se vincula a 2022 (ano de eleições estaduais). O PT precisa se apresentar. O PT é o mais atingido pelo bolsonarismo. É como Lula diz, não temos o direito de ficar escondidos”, disse Teresa.

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário