sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Prazo para fazer recadastramento biométrico acaba no dia 27 de março

Recadastramento biométrico em Pernambuco / Foto: Clemilson Campos/ Arquivo/ JC Imagem


Recadastramento biométrico em Pernambuco
Foto: Clemilson Campos/ Arquivo/ JC Imagem
Douglas Hacknen

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), divulgou nesta sexta-feira (28), o número de eleitores que ainda necessitam fazer o recadastramento biométrico no estado. Segundo o órgão, 140 mil pessoas ainda estão com a pendência. O prazo se encerra em 27 de março.

Dos 45 municípios pernambucanos que participam do atual Ciclo Biométrico (2018-2020), 35 municípios ainda estão fazendo o recadastramento. Os eleitores necessitam comparecer aos cartórios eleitorais para ter as digitais coletadas e, assim, ficarem aptos a votar nas eleições municipais de outubro de 2020.

Atendimento

Para poder ser atendido, o eleitor deve agendar através do site do TRE-PE e comparecer ao local indicado.

Pernambuco tem, atualmente, 6.690.861 eleitores. Destes, 5.637.505 já votam ou vão votar se identificando com as digitais, o número corresponde a 84,26%. Esse é o penúltimo Ciclo de cadastramento obrigatório. O último terá início após as eleições e abrangerá 28 municípios.

Consequências

O eleitor que deixar de fazer a biometria obrigatória terá o título cancelado, sendo impedido de votar nas próximas eleições. Com o título cancelado, entre outros transtornos, ele não poderá tirar/renovar passaporte, contrair empréstimos em bancos oficiais, fazer matrícula em universidades públicas e tomar posse em cargos públicos. Até benefícios sociais, como o Bolsa Família, fica ameaçado. Servidores públicos, por sua vez, poderão ficar sem receber seus vencimentos.

Fonte:JC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário