quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Oposição é obrigada a tomar decisões sobre as eleições do Recife

Durante as prévias carnavalescas e o carnaval propriamente dito, chamou atenção no meio político o fato de a oposição não ter uma definição sobre a estratégia e sobre qual nome circularia pelas ruas do Recife na condição de pré-candidato a prefeito. Se por um lado Marília Arraes, João Campos e Patrícia Domingos circularam com desenvoltura nos polos de folia, no grupo oposicionista que apoiou Armando Monteiro em 2018 pairou a dúvida sobre quem seria apresentado para a disputa.
No contato com o eleitorado, sobretudo quando não se tem uma tropa acompanhando o postulante, essa indefinição faz toda diferença, uma vez que João Campos, pré-candidato do PSB, circulou com seus vereadores de mandato nos mais variados bairros da capital pernambucana. Diante desta indefinição, que prejudica a oposição naturalmente, é preciso que até o final de março o grupo oposicionista tome posição se lançará Mendonça Filho ou Daniel Coelho para a disputa, ou se apostará na tese de múltiplas candidaturas, sob pena de ser atropelada pelos nomes já colocados.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Marco Aurélio, teve sua pré-candidatura lançada pelo PRTB, o que mostra a falta de unidade da oposição, que se for muito fragmentada, como ao que tudo indica irá, para a disputa, caminhará para um novo revés eleitoral, correndo um risco real de sequer chegar ao segundo turno.
MARATONA – O deputado estadual Antônio Moraes (PP) passou todo período de carnaval prestigiando blocos em suas bases.  Foi a Macaparana com Paquinha, Timbaúba com Ulisses, Nazaré da Mata com Nino, Cachoeirinha com Major Morais, Vicência com Guilherme Nunes, além de no último sábado participar do Galo da Madrugada, e durante todo mês de fevereiro participar de várias prévias na Região Metropolitana e Zona da Mata.
Impeachment – A Procuradoria-Geral da República quer o arquivamento da denúncia por crime de responsabilidade apresentada por parlamentares contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Amparado em precedentes do STF, o parecer diz que a legitimidade para propor o impeachment de ministro de Estado é exclusiva do Ministério Público Federal.
Timbaúba – Na cidade de Timbaúba, o prefeito Ulisses Felinto (PSDB) se prepara para a reeleição quando enfrentará o ex-deputado federal Marinaldo Rosendo (PP), que tentará governar a cidade pela terceira vez. A cidade já respira a eleição.
RÁPIDAS
Corinthiano – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de registro do Partido Nacional Corinthiano (PNC). O relator Luis Felipe Salomão apontou a inexistência de prova do apoiamento mínimo do eleitorado. Caso fosse aprovado, seria o 34º partido político do país.
Arcoverde – A prefeita Madalena Britto (PSB) se prepara para oficializar o nome que terá seu apoio na disputa para a sua sucessão em outubro. A gestora teve duas vitórias representativas em 2012 e 2016 e busca manter a hegemonia do seu grupo político na cidade.
Inocente quer saber – Jair Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao compartilhar vídeo sobre manifestações pelo WhatsApp?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário