quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Carnaval de Todas as Tribos de São Lourenço da Mata resgata tradição e cultura

Com oito dias de festa, o Carnaval de Todas as Tribos de São Lourenço da Mata fez bonito e resgatou a tradição e a cultura da cidade. Para saudar o reinado de Momo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude, promoveu e apoiou diversos blocos e agremiações de maneira descentralizada; dos distritos de Lages, Matriz da Luz, passando pelo bairro de Tiúma até chegar no Centro. Moradores, visitantes e turistas puderam brincar nas ruas e praças, com segurança e tranquilidade.
O prefeito Bruno Pereira, que caiu na folia durante a programação do Carnaval de Todas as Tribos, comentou sobre a realização da festa. “Estamos muito orgulhosos pelo trabalho. Conseguimos reunir diversas manifestações e agremiações culturais típicas do nosso município, com muito respeito, sem violência e respeito às mulheres. Tivemos maracatus, ursos, bois, homem da meia-noite, caboclinhos, blocos líricos, virgens e banho de cheiro”, pontuou Bruno.
Já o secretário de Cultura, Esportes e Juventude da cidade, Antônio Mendes, disse que a festa ainda não acabou. “Nossas festividades vão até o dia 1º de março, com ‘TCM manda + 10’, no bairro de Chã da Tábua. Seguiremos no formato de brincadeiras de rua, utilizando os espaços públicos e pontos turísticos, para realizar o desfile e apresentação do bloco. São Lourenço da Mata está de parabéns! Demos um show de valorização e resgate da nossa cultura popular”, frisou o secretário.
Convidado para ser o grande homenageado da festa e assinar a identidade visual do Carnaval de Todas as Tribos,o artista Beto Kelner, buscou inspiração em uma personalidade colorida, baseada na construção das três raças – o índio, o negro e o branco. “Me identifiquei com os novos materiais utilizados para a identidade visual de São Lourenço da Mata, como a palha, a cerâmica e os bordados. Toda essa identidade eu encontrei nos artesãos de São Lourenço da Mata, que tem uma riqueza imensa nessa parte cultural, eles coloriram as ruas, com criatividade e reutilizando materiais, a exemplo das flores de papel e tecidos reciclados, que enfeitaram a Prefeitura”, disse Beto.
Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário