domingo, 23 de fevereiro de 2020

Contabilizando Parcerias: auditor e professora da UNB contribuem com a campanha

contabilizando parcerias ilustracaoAté o fim de março, a área de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove a campanha Contabilizando Parcerias. Com o tema Notas Explicativas de Balanços Públicos Municipais, a  o objetivo é divulgar vídeos com boas práticas sobre o assunto.
Em ritmo de carnaval, a professora da Universidade de Brasília (UNB), Diana Lima, esteve na sede da CNM e aproveitou para participar. Na oportunidade, ela lembrou que as Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis e que cada balanço tem um rol de notas especificas que são obrigatórias e devem ser acompanhadas, em acordo ao que preconiza o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). 
O exemplo da professora foi referente ao Balanço Patrimonial. Ainda de acordo com a acadêmica, o material deve conter informações sobre provisões constituídas para os Municípios pelos créditos a receber, ativos intangíveis e toda a série de procedimentos patrimoniais como usados como depreciação e reavaliação. Ainda segundo Diana, a prática de escrita não é usual pelos contadores, mas precisam ser desenvolvidas pela obrigatoriedade da norma. 
Já o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Ceará, que também é professor de contabilidade pública, Wesmey Silva mosta contribuições práticas em Notas Explicativas. A primeira se refere a Notas Explicativas nos Balanço Orçamentários, a segunda sobre créditos orçamentários e a última sobre Notas para os Demonstrativo de Disponibilidade de Caixa.
De acordo com o auditor, as Notas são essenciais para explicar a destinação das reservas de contingências, para descrever a execução da despesa por tipo de crédito e esclarecer possíveis divergências entre os saldos dos extratos bancários e os registros na contabilidade, decorrente de eventos específicos, como pagamentos não compensados. Wesmey frisou que o uso das Notas Explicativas auxilia o controle externo no momento da análise das contas dos Municípios, contribuindo muito para melhor compreensão dos números apresentados e diminuindo o volume de apontamentos.
Como participar
Os interessados em participar da campanha Contabilizando Parcerias podem enviar vídeos curtos para o e-mail imprensa@cnm.org.br ou o WhatsApp (61) 99977-4508. O conteúdo recebido será compartilhado nos canais de comunicação da entidade a fim de espalhar boas práticas e a troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário