sábado, 10 de junho de 2023

O tempo de Lula e Raquel

 

Basta ser um bom entendedor de política que todos saberão o significado da aliança entre Lula e Raquel no campo administrativo. Lula está presidente e Raquel está governadora. O alinhamento entre os dois não está apenas nos gestos de ficar ao lado de Raquel durante a sua fala, não! está bem mais do que isso. O alinhamento está em Brasília, onde Raquel tem ido constantemente e sido bem recebida pelos ministros lulistas. A tucana conseguiu um empréstimo junto ao Banco do Brasil de R$ 900 milhões que serão investidos segundo a própria no melhoramento das estradas. Esta foi inclusive uma das reclamações feitas a Raquel tanto na campanha eleitoral quanto nas reuniões com os prefeitos. 

O alinhamento no momento é apenas administrativo. Lula quer muito ajudar Pernambuco e conta hoje com uma governadora que não pretende de maneira nenhuma fazer oposição ao seu governo, mas construir o seu nome como gestora de Pernambuco. Foi através da ajuda do governo Lula que Eduardo Campos conseguiu fazer uma grande revolução em Pernambuco durante o seu primeiro mandato que refletiu em um reconhecimento popular quando o reelegeu governador em 2010. Foi essa grande gestão de Eduardo que o cacifou para enfrentar Dilma e o PT na disputa presidencial em 2014.

Se o alinhamento administrativo entre Raquel Lyra e Lula terá lá na frente algum alinhamento político, só o tempo poderá dizer. Ainda é muito cedo. Mas como todos nós vivemos do momento presente é justamente do alinhamento administrativo que Pernambuco precisa para que o Governo do Estado e o Governo Federal trabalhem juntos na recuperação de estradas, na saúde, na educação, na infraestrutura, na segurança e na geração de emprego e renda. 

Os dois: tanto Lula, quanto Raquel estão cumprindo à risca uma promessa de campanha. A tucana disse que trabalharia alinhada com quem fosse o presidente da república. O petista disse que não faria distinção com nenhum governador seja de qual partido fosse. É isso que está acontecendo hoje por aqui. 

Fora disso, é apenas política. E para a política ainda é muito cedo.

A construção do PT

O senador Humberto Costa tem o aval do seu partido para trabalhar o seu nome ao Governo do Estado em 2026. Esta é a grande oportunidade que Humberto tem de realizar o sonho de administrar Pernambuco. Em 2026, o petista completará dezesseis anos de mandato no Senado Federal. Sua primeira eleição foi em 2010 e sua reeleição em 2018. Caso Humberto decida mesmo concorrer ao Governo, o ex-governador Paulo Câmara poderá ser convocado para concorrer a uma das vagas no Senado Federal.

A opção João Campos

Caso João Campos obtenha sucesso em 2026, o que é bastante provável tendo em vista os números apresentados pelos institutos de pesquisas, ele passa a ser o nome natural do PSB ao Governo de Pernambuco. Se irá entrar no jogo pelo Palácio em 2026, só o tempo dirá. Ninguém sabe como estará o cenário político naquele ano para cravar uma candidatura do socialista.

Nada é improvável

Para quem vivenciou a campanha de 2018 quando Humberto Costa e Jarbas pediram votos um para o outro, ao Senado Federal, não duvida nada que o petista possa vir a fazer parte do palanque da tucana em sua candidatura à reeleição. O motivo é bem justificado: Os questionamentos e críticas do senador Humberto ao governo Raquel Lyra não chegam nem nos pés dos que Humberto fazia a Jarbas e mesmo assim Pernambuco viu os dois no mesmo palanque, subindo e descendo ladeiras juntos. 

O mundo da especulação

Por enquanto, todos os atores estão trabalhando para deixarem suas marcas positivas nos municípios pernambucanos com a população. O ano de 2026 será apenas a colheita do que começará a ser plantado agora. Vale a lembrança que Raquel Lyra ainda está trabalhando com o orçamento deixado pelo ex-governador Paulo Câmara e que o seu governo começará pra valer quando passar a valer o seu orçamento. 

Gravatá

Grupo forte no meio empresarial e na política de Gravatá, a família Sales assumiu, nesta sexta-feira, o comando do Republicanos na cidade. A chegada do grupo tem como intuito fortalecer o partido para as eleições do próximo ano, mirando, sobretudo, a prefeitura do município. Bruno Sales é o nome do partido para disputar a Prefeitura da cidade.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário