segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Marília e o PT, agora vai

 

Foto: Divulgação 


Encerrada as eleições do primeiro turno e apurado a soma dos votos, em Pernambuco, a candidata Marília Arraes (Solidariedade), não conseguiu evitar que a disputa fosse adiada para o dia 30 de outubro. O apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), que não veio na primeira etapa desse pleito, foi sacramentado na última sexta-feira (7), trazendo como reforço o apoio da primeira senadora eleita no estado, Teresa Leitão.


A importância e a relevância da legenda caminhando com Marília desperta no eleitorado a originalidade ideológica e partidária socialista. Os dois principais Sindicatos — a Fetape e a Fetaepe, que representam a agricultura familiar, confirmaram imediatamente apoio a neta de Miguel Arraes.


Logo após o ato do Partido dos Trabalhadores, o PSB lançou uma nota anunciando que também caminhará lado a lado com a candidata do presidente Lula.


O presidenciável, que não conseguiu declarar apoio a herdeira política de Miguel Arraes, agora está desimpedido de aparecer junto a ela durante toda a campanha no segundo turno. A tendência é que a porcentagem de votos obtidos na primeira etapa possa aumentar com a presença reforçada do candidato em Pernambuco ao lado de uma candidata.


A pequena diferença para a segunda colocada será ampliada a partir das alianças e acordos formalizados que acontecerão até o dia das eleições. A experiência de Lula em dialogar com as diversas correntes políticas anunciam que o PT terá o importante papel de elevar Marília Arraes como a primeira Governadora de Pernambuco.


Curtinhas


Debate: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) devem se enfrentar em pelo menos dois debates antes da disputa do segundo turno, em 30 de outubro. Os presidenciáveis confirmaram presença nos eventos promovidos pela TV Bandeirantes e pela TV Globo, em 16 e 27 de outubro, respectivamente.


Pesquisa: Na semana de 10 a 14 de outubro, devem ser divulgados os resultados de ao menos 28 pesquisas eleitorais registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os levantamentos incluem dados sobre intenção de voto para presidente e em disputas estaduais que foram ao 2º turno.


TikTok: A campanha eleitoral brasileira está pegando fogo no TikTok, a rede social que mais cresce no mundo. A plataforma conquistou os eleitores graças ao engajamento de militantes dos candidatos e de influencers que, normalmente tratam de outros assuntos, mas resolveram se engajar em política às vésperas do 2º turno.


Fonte: Blog do Alberes Xavier.


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