terça-feira, 11 de outubro de 2022

Anderson não casou votos

 

Abertas as urnas de primeiro turno, no último dia 2, o presidente Bolsonaro (PL) teve 29,91% dos votos em Pernambuco – 1.630.938 na totalidade. Mas, o candidato a governador alinhado, o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, não conseguiu casar os votos. Teve apenas 18,15% dos votos, 890.220 na computação geral.

Já na eleição para o Senado, os votos de Gilson Machado (PL), bolsonarista raiz, saíram das urnas praticamente emparelhados com os do chefe da Nação. Obteve 1.320.555 votos, 29,55% da totalidade dos votos válidos. A diferença se deu apenas em 310.383 votos. Bateu na trave. Por que isso não se deu com Anderson?

Para os coordenadores da campanha dele, a morte do marido de Raquel Lyra (PSDB), Fernando Lucena, no dia da eleição, provocou uma grande comoção no Estado, mudando o voto de milhares de eleitores inclinados a votar no candidato do PL nas mais diversas regiões, desde a Região Metropolitana, que deu vitória à tucana, ao Sertão.

Mas, na verdade, Anderson não conseguiu passar para o eleitor a mesma afinidade e entrosamento que Gilson tem com o presidente da República, tanto que analistas acham que se a chapa tivesse sido trocada, ou seja, Gilson governador e Anderson senador, o ex-ministro do Turismo poderia ter chegado ao segundo turno.

Pastores com Bolsonaro – A primeira passagem de Bolsonaro por Pernambuco nesta campanha de segundo turno está confirmada para a próxima quinta-feira. Terá encontro com mais de 500 pastores do Nordeste num hotel da zona sul, organizado pelo pastor Silas Malafaia, da igreja de Deus Poder em Cristo. A mobilização, entretanto, está sendo feita com pastores das mais diversas denominações evangélicas nos nove Estados da região.

Izaías quer ser presidente – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o deputado estadual eleito Izaías Régis (PSDB) admitiu que será candidato a presidente da Assembleia num cenário em que Raquel Lyra venha a ser eleita governadora. “Eu não tenho a menor dúvida que Raquel será a nossa governadora e eu o presidente da Alepe”, disse. Já o deputado federal reeleito Fernando Rodolfo (PL) afirmou que pode disputar a Prefeitura de Caruaru. Ele foi o único parlamentar eleito com base eleitoral na capital do forró.

Pau no prefeito – Na mesma entrevista, Izaías sinalizou que pode disputar a Prefeitura de Garanhuns, em 2024. “Há um sentimento muito forte na cidade pela minha volta em razão da pior gestão que o município já teve”, disse, referindo-se ao prefeito Sivaldo Albino (PSB). “De tão desgastado, não conseguiu sequer eleger o filho deputado, mesmo usando a máquina de forma escancarada”, afirmou.

Gás mais barato – A Petrobras anunciou, ontem, queda de 5% no preço do gás natural para distribuidoras. Os novos valores permanecem vigentes até 31 de janeiro de 2023, uma vez que os contratos da estatal têm atualização trimestral. A redução diz respeito ao preço aplicado entre os meses de agosto e outubro. A variação está vinculada, de acordo com a Petrobras, “às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio”. Neste caso, no período observado, o petróleo caiu 11,5%, e o câmbio teve depreciação de 6,5% (ou seja, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%).

Pacotaço pelo emprego – Preocupado em criar alternativas de geração de emprego em Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) deu um passo à frente, ontem, ao sancionar um pacote de medidas, aprovado pela Câmara. “Estamos promovendo a maior revisão da legislação num período pós-pandemia. Isso proporcionará mais competitividade para a construção civil, tornando o setor um grande impulsionador e gerador de emprego e renda no município”, afirmou. 

Curtas

Petista no Recife – Lula confirmou, ontem, que fará, na próxima sexta-feira, um ato no Recife em apoio à candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes. Sua presença no Estado se dá em prolongamento à agenda em mais três Estados do Nordeste.

Conrado com Raquel – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), pode seguir a orientação do deputado federal reeleito Fernando Monteiro (PP), apoiando a candidatura de Raquel Lyra ao Governo do Estado. Seu padrinho político, o deputado estadual eleito Luciano Duque (SD), no entanto, está fechado com Marília Arraes.

Perguntar não ofende: Quem larga na frente para governadora na pesquisa do Ipec hoje?

Fonte:Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário