Foto: Hélia Scheppa
O governador Paulo Câmara (PSB) vem tendo seu nome constantemente lembrado para concorrer a uma vaga no Senado Federal. Qualificado, o gestor enfrentou diversas crises políticas e econômicas desde que assumiu o comando do Governo de Pernambuco, em 2015. Entre elas, o impeachment da ex-presidente Dilma e a pandemia da covid-19.
Tendo sempre se deparado com adversários na presidência da República, Paulo soube manter as contas em dia e a estabilidade no Estado. Tanto no governo Dilma (PT), Temer (MDB) e Bolsonaro (PL), o mandatário enfrentou resistências ao seu governo.
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental (1997) e mestre em Gestão Pública (2006), todos pela mesma instituição. Foi Secretário de Administração (2007–2010), Secretário de Turismo (2010) e Secretário da Fazenda de Pernambuco (2011–2014) durante a administração do então governador Eduardo Campos (PSB).
No Nordeste, os gestores dos principais estados irão renunciar ao seu mandato para disputar uma vaga na “Casa Alta” do Congresso Nacional. Dos nove governadores, apenas dois poderão disputar a reeleição: Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte, e João Azevedo, na Paraíba. Os outros sete pretendem usar o capital político para buscar novos cargos e emplacar sucessores.
De olho no capital político trazido pelo enfrentamento à pandemia da covid-19, seis governadores da região são cotados para disputar cadeiras no Senado Federal. No caminho até lá, no entanto, os possíveis candidatos precisarão renunciar ao cargo atual até abril de 2022, prazo máximo para descompatibilização.
Neste cenário, Paulo é defendido para assumir o posto de pré-candidato da Frente Popular ao Senado. Disputam a indicação os deputados federais André de Paula (PSD), Carlos Veras (PT), Eduardo da Fonte (PP), Sílvio Costa Filho (Republicanos) e a vice-governadora Luciana Santos (PC do B). Paulo Câmara pode representar a unidade dentro do grupo político.
Ao Blog, uma fonte que faz parte da cúpula da Frente Popular defendeu a candidatura do governador e sugeriu o seguinte cenário: Paulo concorreria ao Senado, o primeiro suplente seria um nome indicado pelo PT, Lula sendo eleito, daria um ministério para o gestor pernambucano e o indicado do PT ficaria com a vaga de senador.
Curtinhas:
Sem tempo a perder: O deputado federal André de Paula (PSD), está correndo contra o tempo, pois essa indefinição do candidato ao senado pela Frente Popular faz com que ele tenha que se mexer rapidamente. Caso não seja o indicado para a chapa majoritária, André vai disputar uma vaga na câmara dos deputados por outra sigla, possivelmente o PSB.
Volta ao Pajeú: O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), volta hoje ao Sertão do Pajeú para divulgar obras, dar ordens de serviços e anunciar benfeitorias, através do Plano Retomada. Paulo visita as cidades de Serra Talhada, Calumbi, Flores e Afogados da Ingazeira. Mesmo negando, nos bastidores da política estadual, Paulo Câmara tem sido incentivado a disputar a vaga para o Senado Federal, a ideia é que Câmara é o único que pode unir todos os postulantes.
Empreendedorismo: A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), pré-candidata ao governo do Estado deu início ontem a mais uma Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. Raquel disse que ficou muito feliz em ver os empreendedores de Caruaru e região trabalhando e se recuperando, nesse tempo de crise e adversidade. A tucana contou que segue lutando para gerar mais emprego e renda para os caruaruenses e o evento tem todo seu reconhecimento e apoio.
História: O pré-candidato ao governador do Estado Danilo Cabral (PSB), tem usado suas redes sociais para contar um pouco de sua história. Falou que “Tem gente que diz: para governar o estado é preciso olhar para o interior. Eu já cresci com o interior no olhar, nasci em Surubim, no Agreste do Estado. E a gente chega para reescrever o futuro com mais desenvolvimento e esperança, de ponta a ponta. Para todas e todos”, descreveu Danilo.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário