segunda-feira, 28 de março de 2022

Raquel, a ex-Luluzinha

 


Até a confirmação da pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado pelo Solidariedade (SD), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, pré-candidata do PSDB, passou a ser vista e apontada como a preferida de um segmento eleitoral apenas por ser mulher num segmento ainda machista, a política. Era a Luluzinha quebrando paradigmas, velhos tabus. Sem querer, mas querendo ao mesmo tempo, destruiu o Clube do Bolinha.

Nos gibis que li quando garoto, até hoje povoando a mente da garotada, Clube do Bolinha era um gueto de meninos, formado por Bolinha, Carequinha, Alvinho, Zeca e Juca. Uma das suas características é proibir a participação de quem usa saia, de acordo com o lema: “Menina não entra”. Num Estado no qual as portas da vida pública ainda são muito fechadas para as mulheres, sem nunca disputar o Governo, Raquel representou o fato novo.

Não é mais. Olhando por esse prisma, quem mais perde com a entrada de Marília no páreo da sucessão estadual é Raquel. Marília arranca dela a fantasia de única Luluzinha em busca de realizar o sonho de governar o Estado. E toma-lhe de assalto pelo campo da esquerda com um detalhe que tira o sono da tucana: o eleitorado de Marília é urbano, concentrado na rebelde e esquerdista Região Metropolitana.

Um dia após o ato da sua filiação ao SD, no Recife, com a presença do presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, Marília aterrissou no Sertão e no Agreste, primeiro em Triunfo e depois Garanhuns, palcos de congressos estaduais de vereadores, recebida como popstar, especialmente em Garanhuns, cujo congresso foi patrocinado pelo PSB, com direito apenas a fala de Danilo Cabral, o Coronel Danulo.

Nas historinhas do Clube do Bolinha há registros do surgimento de um rival, a chamada Turma da Zona Norte, que Plínio Raposo, personagem caricaturado como o mais rico e rejeitado no Bolinha, ganhou guarida. Privilegiada por muito tempo por reinar absoluta como única mulher entre os homens candidatos, Raquel não tem nada que ficar, a esta altura, choramingando. A nova Luluzinha Marília é produto do expurgo petista.

Humberto detonado - Em entrevista ao jornal O Globo, Marília bateu sem piedade no senador Humberto Costa. Jogou a culpa nele por ter forçado sua saída do PT. "Ele continua me atacando, me acusando de ter projeto pessoal. Se eu tivesse um projeto pessoal, estava em busca de cargo. Quem tem projeto pessoal é ele, quem sacrifica o PT de Pernambuco é ele. Minha decisão foi tomada por causa de anos de desgaste promovido por Humberto, que não aceita renovação. Foram anos de ataques públicos, de desqualificação, e misoginia", afirmou.

O jogo vai começar

Foi batizado de "Obrigado, Petrolina", o ato que marcará, na próxima quarta-feira, a partir das 19 horas, a renúncia de Miguel Coelho ao cargo de prefeito para disputar o Governo de Pernambuco pelo União Brasil. Tendo como cenário o Centro Cultural Dom Bosco, no centro, o evento deve reunir uma multidão e uma penca de lideranças políticas, como o presidente do UB, Luciano Bivar, e o vice-presidente ACM Neto.

Mais renúncias - Anderson Ferreira e Raquel Lyra, prefeitos de Jaboatão e Caruaru, respectivamente, também vão renunciar ao longo da semana para entrarem na disputa estadual. O primeiro preferiu fazer um ato interno, apenas para os vereadores da sua base e servidores, no Complexo Administrativo, na próxima quinta, dia 31. Já a tucana, da mesma forma que Miguel, fará um bota-fora na Arena do Agreste, provavelmente na noite do próximo sábado, dia 2.

Fim de abril - Uma fonte do PSB garante que não há definição ainda em relação aos candidatos ao Senado e vice na chapa de Danilo Cabral. "Em nenhum momento o PSB bateu o martelo em relação ao restante da chapa. Está avaliando os movimentos da oposição para ter a certeza de qual jogo será jogado. Assistimos a um verdadeiro balaio de gato na oposição. Eu pergunto: para que pressa? Essa decisão provavelmente só saia no final de abril", sinalizou.

Noronha fake news - Oposição ferrenha ao Governo do Estado, o deputado Alberto Feitosa, que esteve, ontem, em Brasília, participando do anúncio da candidatura de Bolsonaro à reeleição, acusou o governador Paulo Câmara de disseminar fake news em relação à polêmica envolvendo Fernando de Noronha. "A União agiu por determinação de órgãos de controle. O Governo de Pernambuco vem descumprindo os termos do contrato e evitando a ação do Governo Federal na preservação do patrimônio histórico da ilha", disse.

CURTAS

HERÓI DO BOTIJÃO- Funcionário da Gol, Irapuan Nascimento, de 46 anos, ainda não consegue parar de imaginar o que poderia ter acontecido se uma passageira tivesse despachado um botijão de gás. "Não consegui dormir. Ficava pensando na senhora e naquele avião caindo", disse. Irapuan agora está sendo conhecido como "o herói do botijão de gás". Foi ele que descobriu o botijão na hora do embarque.

IDOSA- O caso ocorreu na madrugada da última quarta-feira e o vídeo, mostrando a descoberta do botijão pelo servidor, viralizou nas redes sociais. Nascimento, que trabalha no aeroporto há 16 anos, descreveu a passageira que tentou despachar o botijão de gás. "Era uma idosa de 76 anos e bastante humilde".

Perguntar não ofende: Para onde irão Wolney Queiroz e Raul Henry, que não têm chapas no PDT e MDB, respectivamente?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário