segunda-feira, 28 de março de 2022

Danilo Cabral será único candidato de Lula em Pernambuco

 

Foto: Divulgação

Durante evento de aniversário de 100 anos do PCdoB no Rio de Janeiro, logo após o anúncio da filiação da deputada federal Marília Arraes ao Solidariedade, o deputado federal Danilo Cabral, pré-candidato a governador pelo PSB, esteve ao lado do ex-presidente Lula para demarcar espaço e evidenciar que o petista terá apenas um candidato em Pernambuco.

Fazendo um paralelo com a eleição de 2006, quando Lula teve dois candidatos a governador em Pernambuco, Humberto Costa e Eduardo Campos, há uma diferença significativa, uma vez que ambos tinham sido ministros de Lula e havia, naquele momento, um adversário comum, que era o candidato do PFL que disputava a reeleição.

O contexto de 2022 é totalmente diferente, quando Marília Arraes saiu de forma litigiosa do PT, e o partido de Lula estará formalmente na coligação liderada por Danilo Cabral, que por sua vez, terá o PSB como vice-presidente na chapa encabeçada por Lula cujo companheiro será Geraldo Alckmin. Mais do que isso, Danilo representa a continuidade de um projeto político vitorioso da Frente Popular de Pernambuco que se iniciou no já distante ano de 2006 com a vitória de Eduardo Campos.

A sólida aliança entre os dois partidos tanto para a presidência quanto para a disputa pelo governo de Pernambuco não permite posições dúbias. Marília Arraes tem todo o direito de dizer que apoia Lula, até porque o voto é livre, porém ela não deverá esperar reciprocidade do ex-presidente, que através de gestos, atos e imagens, provou por A mais B que tem apenas um candidato em Pernambuco, que é Danilo Cabral. Contra fatos não há argumentos que possam mudar esse cenário.

Evento – Durante evento em Brasília que filiou diversos aliados do presidente Jair Bolsonaro ao PL, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto oficializou seu ingresso no partido. Ele será candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo prefeito Anderson Ferreira, que também esteve presente. No próximo dia 31, Anderson deixa a prefeitura de Jaboatão para iniciar seu projeto rumo ao Palácio do Campo das Princesas.

Tucanos – A chapa de deputado estadual do PSDB surpreendeu muita gente com a chegada de Lucinha Mota e Patrícia Domingos. A primeira tinha sido candidata ao mesmo cargo em 2018 pelo PSOL e obteve 16 mil votos, já Patrícia foi candidata a prefeita em 2020 e obteve 112 mil votos no Recife. Ambas podem passar dos 30 mil votos em 2022, e junto com os demais nomes, podem ajudar a garantir cinco vagas ao partido em outubro.

Indefinição – Faltando seis dias para o encerramento da janela partidária e o prazo de filiação, ainda há muita indefinição quanto ao destino partidário de parlamentares e pré-candidatos competitivos tanto para a Alepe quanto para a Câmara dos Deputados. Partidos como PSB, PP, PSDB, PL e União Brasil estão em vias de receber significativos reforços para suas respectivas chapas proporcionais.

Inocente quer saber – Sem o aval de Lula e disputando por uma legenda nanica, Marília Arraes corre o risco de desidratar durante a eleição?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário