sexta-feira, 4 de março de 2022

Nova lei institui 21 de março como Dia Nacional da Síndrome de Down

 Direitos Humanos - deficiente - aprendizado deficiência intelectual preconceito conscientização síndrome de Down (Primeira Semana de Conscientização e Orientação sobre Síndrome de Down, Pelotas-RS, 2019)

No dia 21 de março também é comemorado Dia Mundial da Síndrome de Down

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down, a ser celebrado no dia 21 de março de cada ano. O texto foi transformado na Lei 14.306/21, que entrou em vigor nesta sexta-feira (4).

A lei estabelece ainda que os órgãos públicos responsáveis pelas políticas voltadas a pessoas com síndrome de Down promoverão eventos que valorizem os indivíduos com a síndrome na sociedade.

No dia 21 de março também é comemorado Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi proposta pela associação britânica Down Syndrome International (DSI) porque, em inglês, se escreve 3/21, o que faz alusão à trissomia do 21, condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos com Down, em vez de dois.

A nova lei tem origem em projeto do ex-senador Lindbergh Farias (PL 8189/14), que foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário