terça-feira, 8 de março de 2022

Marília teria chances de ser a senadora da Frente Popular?

A deputada Marília Arraes (PT) é sem dúvidas nenhuma o nome mais forte do partido para disputar o Senado Federal. Marília esteve nos holofotes políticos desde 2014 quando rompeu com o PSB e anunciou apoio a Armando Monteiro para governador e Dilma Rousseff para presidente. Em 2016, filiou-se ao PT e concorreu a reeleição ao mandato de vereadora, e logo em seguida foi lançada pelo senador Humberto Costa como pré-candidata ao governo do estado em 2018. O fato é que Marília cresceu muito e passou por um processo complicado quando a legenda decidiu apoiar o PSB no estado, rifando sua candidatura. Em 2020, Marília disputou a Prefeitura do Recife contra o PSB. 

Agora, o nome da petista volta a ficar nos holofotes da política estadual pois todas as pesquisas mostram que ela lidera para o governo e também para o Senado. No caso do governo, o PT já pacificou que não vai disputar com o PSB. Mas a vaga de Senado, esta sim, caberia bem a Marília. Mas aí já é um problema que envolve o PT que não demonstra interesse em indicar a deputada.

Em 2014, FBC era um dos cotados para disputar o governo do estado. Eduardo Campos não quis indicá-lo ao posto e escolheu Paulo Câmara. O próprio Eduardo já sabia bem que nas próximas eleições, Fernando (já com um mandato de senador) poderia escolher um outro partido e disputar contra o PSB. Isto de fato quase ocorreu. Em 2018, Bezerra Coelho tentou até o último momento levar o MDB para a oposição e lançar-se ao governo do estado. Não conseguiu graças a Jarbas e Raul Henry que judicializaram o comando do partido que tinha sido entregue a Fernando pela executiva nacional. 

Se Marília Arraes vai nos próximos anos querer enfrentar o PSB, seja pelo PT ou por qualquer outro partido isso já é quase notório. A convivência entre a "senadora" Marília e o "governador" Danilo Cabral não duraria muito. Mas este não é o empecilho para que Marília seja convocada para disputar o mandato de senadora. Isto depende apenas do PT.

Apoios - O deputado federal e pré-candidato a governador pelo PSB recebeu uma série de apoios nesta segunda-feira. O prefeito de Bom Jardim, Janjão, que é filiado ao PL anunciou que vai caminhar com Danilo. Além dele, o prefeito de Santa Maria do Cambucá, Nelson. Além deles, Danilo também recebeu o apoio de Vaqueiros, produtores de pegas de boi e artistas sertanejos. 

Contra - Uma das observações feitas em reservas é que Marília Arraes derrotou o próprio partido quando se candidatou ao cargo de segunda-secretária da Câmara. A parlamentar venceu o seu colega de Sergipe João Daniel. "Se Marília agiu dessa maneira como deputada federal, imagina se tiver um mandato majoritário" disse uma fonte. 

PT indica - A mesma fonte deixou claro que a vaga está sendo pleiteada pelo PT e que cabe ao partido indicar o nome que vai concorrer. "Não caberá ao PSB. O PSB vai acatar o nome decidido pelo PT" disse. Neste caso, Marília precisa ganhar a confiança interna para vir a ser indicada.

Fator Lula - Embora Marília esteja bem nas pesquisas, acredita-se que uma campanha vinculando Lula ao nome indicado pelo PT irá transferir os votos com o passar dos dias. "O voto de quem é Lula, seguem Lula e quem ele indicar". Inclusive será o mesmo mote usado na campanha de Danilo Cabral que será o de "candidato de Lula".

Oposição - Dada como certa no final de semana, a saída de Romero Albuquerque para o União Brasil foi oficializada nesta segunda-feira. Ao lado de Miguel Coelho, Albuquerque defendeu o projeto de mudança em Pernambuco. Ele diz que, a partir de agora, fará uma oposição responsável a Paulo Câmara. Nos últimos meses, o deputado já vinha tocando em temas como ICMS, IPVA, "indústria das multas", e outros que se tornaram alvo do parlamentar.

Agenda - O governador Paulo Câmara inaugura hoje, o novo laboratório de análise de qualidade hídrica de rios e praias, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). À tarde, o governador lança o edital de chamamento público para ampliação das políticas públicas para as mulheres no Estado. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário