Por Houldine Nascimento – interino
Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva da rede pública para pacientes com síndrome respiratória aguda grave (Srag) está em 59%. Isso deve levar o Governo do Estado a flexibilizar as restrições em vigor contra a Covid-19. A expectativa é de que um novo plano de convivência seja anunciado hoje.
Durante o Carnaval, festas e eventos foram proibidas, o que ajudou a conter o avanço da variante ômicron. Mesmo assim, imagens de aglomerações no Recife e em Olinda circularam nas redes sociais no fim de semana carnavalesco.
No Sítio Histórico olindense, a fiscalização da Prefeitura fechou bares nos bairros do Varadouro e Amparo no último sábado (26). Novos pontos de aglomeração se formaram nas ladeiras no dia seguinte (27). Um bloco de percussão improvisado chegou a sair pelas ruas, conforme registrou o JC. Algumas pessoas foram conduzidas à delegacia.
Na Zona Norte do Recife, várias pessoas se amontoaram ao som de frevo, ignorando as restrições. Um vídeo replicado pelo portal LeiaJá mostra a maioria delas sem máscara em frente a estabelecimentos na Rua Fernando Lopes, no bairro das Graças, na noite de sábado.
No domingo, dois bares no Espinheiro, também na Zona Norte recifense, foram autuados pelo Procon por não cumprir o decreto estadual ao promover festa de Carnaval, não haver distanciamento entre as mesas e permitir a presença de clientes sem o passaporte vacinal.
Vacinação – Em Pernambuco, foram aplicadas 17.042.883 de doses da vacina contra a Covid-19. Até o momento, 76,08% dos elegíveis para a vacinação receberam duas doses ou dose única. Moradores de Fernando de Noronha, Itaquitinga, Limoeiro, Macaparana e Paudalho completaram o esquema vacinal.
Sem conversa – O presidente Jair Bolsonaro afirmou, ontem, não ver motivos para conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a respeito da invasão russa. “Alguns querem que eu converse com o presidente da Ucrânia. No momento, não tenho o que conversar com ele. Eu lamento aqui. Se depender de mim, não teremos guerra”, declarou em entrevista à Rádio Jovem Pan.
“Mal informado” – Mais cedo, o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, comentou o posicionamento de Bolsonaro, que disse adotar neutralidade sobre a guerra. “Eu penso que o presidente do Brasil está mal informado. Talvez seria interessante ele conversar com o presidente ucraniano para ver outra posição e ter outra visão, mais objetiva”, aconselhou.
Sem cessar-fogo – A primeira rodada de negociações diplomáticas entre Rússia e Ucrânia terminou sem um cessar-fogo imediato. Delegações de Moscou e Kiev se reuniram por várias horas na região de Gomel, em Belarus, perto da fronteira ucraniana. A tendência é de que um novo encontro ocorra nos próximos dias.
Impacto do IPI – A redução de 25% da alíquota do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) é positiva para a indústria, mas não deve causar grandes efeitos para o consumidor final. Alguns especialistas têm apontado que a redução dos preços para quem compra tende a ser bastante discreta. Estados e municípios reclamam da decisão do Governo Federal e apontam impacto de R$ 10 bilhões na arrecadação. A bancada do Amazonas no Congresso anunciou ações para barrar a redução do IPI.
CURTAS
JANELA – Entre 3 de março e 1º de abril, deputados poderão mudar de partido com a abertura da chamada “janela partidária”. Várias trocas costumam ocorrer neste período e vão impactar as eleições em Pernambuco.
DEU NO NYT – Recife foi tema de reportagem no jornal The New York Times, no último domingo (27). A cidade foi apontada como um dos lugares mais acolhedores para pessoas com obesidade.
Perguntar não ofende: As sanções internacionais vão frear Putin?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário