Quem desejar concorrer às eleições gerais de 2022, marcadas para o dia 2 de outubro, deve ficar atento para não perder os prazos e não ficar de fora da disputa. De 3 de março a 1º de abril, acontece a chamada “janela partidária”, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer ao pleito deste ano sem perder o mandato. A janela partidária ocorre todo ano em que há eleições e acontece seis meses antes do pleito.
Esse tempo dado aos parlamentares nada mais é do que um prazo de 30 dias para que possam mudar de legenda sem perder o mandato. A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015) e se consolidou como uma saída para a troca de partido. A normatização veio após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segundo a qual o mandato pertence à agremiação, e não ao candidato eleito. A decisão do TSE estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos nas eleições proporcionais (deputados e vereadores). A regra também está prevista na Emenda Constitucional nº 91/2016.
Enquanto partidos como PT, PV, PSB, PCdoB, PSDB, MDB e União Brasil pesam em federação partidária, o PP estadual, liderado por Eduardo da Fonte, deputado federal tem outro foco, se movimenta bem para formar chapas competitivas, tanto para deputado federal como para estadual. Recentemente, Eduardo da Fonte conseguiu para o PP a entrada do deputado estadual Adalto Santos. Adalto é uma forte liderança no seguimento evangélico, é membro da Assembleia de Deus e está no seu 3º mandato. A meta do PP é ousada, eleger 4 federais e até 15 estaduais, para isso, o progressista tem buscado nomes e liderança que fortaleçam sua legenda em todo estado.
Passando pelo litoral, agreste ao sertão, o crescimento e a ampliação das bases eleitorais de Eduardo da Fonte são visíveis a olhos nus. Eleição após eleição, Dafonte consegue se superar e elevar o nome do Partido Progressista em todo Pernambuco. Eduardo é de diálogo e bem articulado, hoje é de suma importância para a Frente Popular continuar vencendo no Estado. Eduardo da Fonte está no seu 4º mandato e é uma opção do partido para o senado federal.
Curtinhas:
Mais Dinheiro: O prefeito Duguinha de São Joaquim do Monte cumpre agenda na capital federal, ao lado da vereadora Crisciane, da secretária de Saúde e primeira-dama Bianca Lins e da Secretária de Assistência Social Sara Steffany, batendo de porta em porta nos gabinetes dos deputados em busca de recursos. Em audiência com o deputado André Ferreira, o prefeito conseguiu a destinação de mais de 2 milhões de reais em emendas, pra infraestrutura, saúde, cestas básicas, uma pá carregadeira e uma patrol.
Pula, pula, pulou: O vereador Flávio Diniz que sempre militou e tem toda sua carreira política ligada ao grupo boca preta brejense, está preste a oficializar sua adesão ao grupo político de Roberto Asfora, prefeito da cidade do Brejo da Madre de Deus. Flávio Diniz chegou a presidência da câmara e atualmente, é vereador pelo PSD. A adesão Flávio, é considerada uma grande façanha do gestor e articulador Roberto Asfora.
Danças das Cadeiras: Com a nova legislação eleitoral, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), está conversando com vários deputados federais que estão com dificuldades de formar chapas. Augusto Coutinho, presidente do partido Solidariedade, político de grande trajetória, é forte no estado de Pernambuco e está conversando com Silvinho para uma possível assinatura de ficha de filiação ao Republicano, a finalidade é renovar seu mandato. Augusto Coutinho é coordenador da bancada federal em Brasília.
Livre? O ministro da Cidadania João Roma, falou sobre pleito eleitoral de 2022 ao se encontrar com este blogueiro aqui na Capital Federal. De acordo com Silvio Costa, existe a possibilidade do partido Republicanos não se coligar com o PL do presidente Jair Bolsonaro. Roma disse que tudo ainda está na fase de especulação e que a aguarde a fala de Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos.
Em Brasília: O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão (PP), está em Brasília e já passou pelo gabinete do Senador Humberto Costa e foi ao FNDE com o deputado federal Eduardo da Fonte. Fábio está acompanhado do vice-prefeito Helinho Aragão (PSB), do assessor Especial Wellington e do secretário de projetos especiais Magno Cumarú. O intuito da ida a Capital Federal, foi visitar Eduardo da Fonte, para angariar novos recursos para a Capital da Moda. Fábio Aragão está no seu segundo ano de gestão.
Fonte:
Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário