sábado, 21 de novembro de 2020

Petrolina vira referência para prefeitos eleitos em Pernambuco

O resultado obtido pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), no último domingo, quando atingiu 76,19% dos votos válidos, chamou a atenção de todo o estado de Pernambuco, uma vez que o gestor atingiu a maior votação proporcional entre os municípios de cidades com mais de 200 mil eleitores do Norte/Nordeste.

Outro ponto a ser comemorado pelo jovem prefeito de 30 anos é o resultado obtido pelo seu MDB, que elegeu o segundo maior número de prefeituras em Pernambuco, com 22 prefeitos, e podendo atingir mais uma no próximo dia 29, com Yves Ribeiro em Paulista.

A condição de segundo maior partido do estado dá ao MDB a prerrogativa de almejar voltar a disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022 com o próprio Miguel Coelho, que foi beneficiado pelo desenho do segundo turno do Recife com a ida de dois jovens políticos para a etapa final, João Campos e Marília Arraes.

O grande desafio do jovem prefeito será dimensionar suas ações para o âmbito estadual, recebendo prefeitos em sua cidade para conhecer as ações que foram desempenhadas pela sua gestão nos primeiros quatro anos que tiveram como consequência uma reeleição consagradora nas urnas e o direito de ser lembrado para a sucessão de Paulo Câmara em 2022.

Fake – Em nota oficial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que são falsas mensagens que circulam em redes sociais de que as eleições foram anuladas em algumas cidades por suspeita de fraude na urna eletrônica. “Nunca houve, desde o início do uso das urnas eletrônicas, em 1996, constatação de fraude em resultados com a utilização do equipamento”, diz o TSE.

Pandemia – A Justiça Federal determinou a suspensão imediata das aulas ou quaisquer atividades presenciais nas instituições de ensino superior de Cabedelo, na Paraíba. As aulas iram ser retomadas com base em decreto do prefeito. Segundo a decisão, a medida “preserva saúde de todos que frequentam instituições de ensino superior e da população”.

Investigação – O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro vai investigar o vídeo em que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirma que, caso Eduardo Paes (DEM) seja eleito prefeito, resultaria em “pedofilia nas escolas”, porque Paes “nomearia alguém do PSOL para a Secretaria de Educação”. Paes e Crivella disputam o segundo turno, com ampla vantagem para o candidato do DEM.

Investigação – O candidato João Campos (PSB) solicitou que o Ministério Público investigasse os cartazes atacando a honra da sua adversária Marília Arraes (PT). João disse fazer uma campanha limpa e não compactua com esse tipo de expediente.

Neutralidade – O PSDB do ex-ministro Bruno Araújo anunciou a neutralidade no segundo turno para prefeito do Recife. No primeiro turno, o partido apoiou a candidatura de Mendonça Filho (DEM), que ficou na terceira colocação.

Inocente quer saber – O nível da disputa do Recife irá baixar até o próximo dia 29?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário