segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O antipetismo falou mais alto no Recife

 

Os olhos do país voltados para o Recife acompanharam de perto o triunfo do jovem deputado João Campos que tornou-se na noite de ontem o prefeito mais jovem de uma capital no país. E não foi uma eleição tranquila. João Campos iniciou a campanha com as pesquisas indicando que Marília Arraes estaria dez pontos à frente. O resultado? João Campos impôs uma derrota de quase cem mil votos. 

Em dado momento do segundo turno questionei aqui na nossa coluna diária quem falaria mais alto: O anti-PT ou anti-PSB. Agora, podemos dizer: O discurso anti-PT é bem mais forte na capital. Além disso, foi comprovado outra tese que já era percebida: Lula não tem no Recife a mesma força que tem no estado. Marília por exemplo contou com o apoio do ex-presidente estando ele presente e dedicado a campanha. 

Já o Prefeito Eleito João Campos tem muito o que comemorar. Foi eleito sem precisar colocar em seu palanque o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio, mesmo sendo o candidato da gestão do PSB. João contou com o apoio de votos anti-petistas, principalmente os religiosos e conservadores. João Campos surpreendeu muitos que subestimaram sua capacidade ao tratá-lo como "menino" e acusar sua jovialidade como defeito.

O momento agora é de se recompor e de pensar. Tanto o PSB e a Frente Popular, tendo em vista que mesmo vencendo às eleições na capital foi dado como que um recado, tanto a oposição que terminou jogando fora uma oportunidade de ouro de tomar o poder ainda que em parte do PSB.

Contrariando expectativas - Contrariando as expectativas, o resultado da eleição para prefeito do Recife foi muito menos acirrado do que se esperava. A vitória de João Campos (PSB) teve uma diferença de mais de quase 13 pontos percentuais. O candidato do PSB alcançou 56,27% dos votos e venceu em todas as zonas eleitorais da capital pernambucana, enquanto Marília Arraes (PT) teve 43,73%. Ainda no sábado, chegou a ser dito nos bastidores por algumas figuras que a frente não passaria de 10 mil votos.

Um grande nome - Com a vitória de João Campos para prefeito, Pernambuco ganha um deputado federal que tem determinação, coragem e lealdade em defesa da população que mais precisa. Trata-se de Milton Coelho que atualmente é chefe de gabinete do governador Paulo Câmara. 

Grande homem - Atacado ontem por um jornalista, o vereador Samuel Salazar (MDB) que foi reeleito no último dia 15, comemorou muito a vitória de João Campos. Voz forte no MDB da região metropolitana, Salazar foi um dos grande contribuidores da vitória do socialista nessa campanha tanto no primeiro quanto no segundo turno. Infelizmente, quando se mistura jornalismo com militância política termina sendo vítima de ataques odientos.

Yves - O município do Paulista elegeu ontem Yves Ribeiro para comandar os seus destinos pelos próximos 4 anos. Ex-prefeito do município por dois mandatos, Yves Ribeiro garante a eleição no 2ª turno. A coligação de Yves é composta pelos partidos MDB, Rede e PV e o candidato a vice-prefeito é Dido Vieira (MDB).

Reavaliação - Em entrevista coletiva após sua eleição, a deputada federal Marília Arraes disse que o momento é de às oposições se reavaliarem e redefinirem seus projetos. Na entrevista estava o Prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL) que deve ser um dos nomes na disputa pelo governo de Pernambuco.

Conquista - O PSB conseguiu além do Recife o comando de importantes cidades neste pleito como é o caso de São Lourenço da Mata que era podemos dizer assim "desgovernada" por Bruno Pereira e Garanhuns, outra cidade que também era "desgovernada" por Izaias Régis. Quem vai comandar nesses municípios será Vinícius Labanca e Sivaldo Albino.

Moreno - Outra cidade importante que volta ao comando do PSB é Moreno, com Edmilson Cupertino. O Prefeito Vavá Rufino fez uma péssima gestão que terminou ficando em terceiro lugar na eleição.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário