quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Recife e o histórico de eleições emocionantes

A eleição no Recife esquenta a cada dia. O PSB e o PT já se enfrentaram em outras eleições: 2012, 2016. Mas, neste ano de 2020, o clima está bem mais quente e pesado que das outras vezes. Em 2012 a eleição sequer foi para o segundo turno, mas resultou em um afastamento dos dois partidos que foram rivais nas eleições de 2014. Algo que poderá acontecer tendo em vista o resultado dito pelas urnas no próximo domingo. Afinal, quem garante que o PT e o PSB caminharão lado a lado em 2022,principalmente os socialistas já tendo garantido apoio ao presidenciável Ciro Gomes?

Mas, ao se confirmar a tendências das últimas pesquisas, teremos uma disputa muito parecida com o segundo turno entre João Paulo e Roberto Magalhães em 2000. Seis candidatos concorreram à prefeitura da capital de Pernambuco, e a vitória no primeiro turno coube ao prefeito e candidato à reeleição Roberto Magalhães, do PFL, que superou João Paulo, do PT, por pouco menos de 100 mil votos. No segundo turno, João Paulo venceu Roberto Magalhães por 5.835 votos (382.988, contra 377.153), e governou a cidade pelo período de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.

Naquele ano, todas às pesquisas apontavam para a vitória tranquila de Roberto Magalhães e não davam nenhuma esperança ao petista que surpreendeu. Ainda na pesquisa boca de urna, um placar que deixaria os nervos à flor da pele: 50% a 50%. Quem arriscaria ali dizer o nome do eleito?

O resultado, todos lembram: 5.835 votos uma diferença que não significava nem 1%. João Paulo venceu a eleição com 50,38% dos votos válidos e Roberto Magalhães teve 49,62%. 

Não brinquem: Até domingo teremos muitas surpresas tanto na campanha do PSB como na campanha do PT que estão acirradíssimas.

Geraldo no guia - O prefeito Geraldo Julio (PSB) apareceu nesta quarta-feira (25) durante a propaganda eleitoral do candidato João Campos (PSB) na TV. O atual prefeito do Recife é o provável candidato do PSB a governador de Pernambuco em 2022. Uma vitória de João Campos fortalece o palanque de Geraldo nas eleições estaduais de daqui a dois anos.

Desistência - A campanha do candidato a prefeito pelo PSB, João Campos, desistiu de dar continuidade a um processo para manter a propaganda que dizia que Marília Arraes queria acabar com o ProUni Recife e que seria contra a Bíblia. As propagandas foram retiradas do ar pela Justiça Eleitoral por conterem conteúdo falso. A campanha de João desistiu do processo que buscava o retorno de circulação dos materiais.

Sentindo a derrota - Em nota, a campanha de Marília Arraes disse que a campanha de João estava  “sentindo a derrota”. “Todo dia o PSB do candidato João Campos sofre uma nova derrota na Justiça Eleitoral. Primeiro, foi obrigado a retirar do ar fake news contra Marília Arraes, depois tentou colocar no ar essas mesmas fake news, mas foi impedido pelo desembargador eleitoral Edilson Nobre. O caso então seria julgado pelo pleno do TRE, mas sentindo a derrota chegar os advogados do candidato do PSB de Geraldo Julio desistiram de tentar colocar novamente as mentiras na TV e formalizaram a desistência em petição protocolada antes do início do julgamento”, disse a coligação de Marília.

Brasília - O Prefeito eleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) está em Brasília onde faz inúmeras visitas e já se organiza para o seu futuro governo. Ontem ele esteve em audiência com o Ministro Onyx Lorenzonni acompanhado do deputado Fernando Rodolfo. Ao Blog, o Prefeito disse que o momento é de união em torno de desenvolvimento para a cidade de Garanhuns. 

Confiança - Sivaldo Albino também se mostrou bastante confiante na vitória de João Campos no segundo turno do Recife. "Tenho certeza que nós temos um grande time para vencer a eleição e João tem muita garra e disposição para administrar o Recife" disse o Prefeito eleito ao Blog.

Pé no chão - A pesquisa IBOPE divulgada na noite desta quarta-feira animou e muito a militância do PSB tendo em vista que pela primeira vez neste segundo turno João Campos apareceu numericamente à frente de Marília. No entanto, os aliados do candidato disseram que o momento é de muito trabalho e pé no chão.

Sem poder assumir - Cacique Marquinhos, do Republicanos, teve a maior votação em Pesqueira. Ele, no entanto, está sub judice e aguarda decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação se assumirá ou não o executivo. Por unanimidade, nesta quarta-feira(25),o TRE de Pernambuco negou os embargos impostos pela defesa do candidato, por 7x 0.

Lupércio mostra serviço - A Prefeitura de Olinda tomou mais uma medida de valorização ao servidor público ao definir a antecipação do pagamento dos salários do mês de novembro para a próxima sexta-feira (27.11). A gestão, através da Secretaria da Fazenda e da Administração, vem fazendo todos os esforços e mantido os vencimentos em dia apesar da queda de receita provocada pela pandemia.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp:(81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário