Contra números não há argumentos, essa é uma máxima que vale para muita coisa e também para pesquisa eleitoral. A primeira rodada de pesquisa da Simplex/CBN revelou um cenário consolidado para o atual prefeito Eduardo Honório.
Eleito em 2020 com 25.570 votos o que compreende a mais de 55% dos votos válidos, Eduardo Honório aos poucos firmou seu nome no cenário político local e garantiu sua força no pós-Osvaldinho de quem foi vice. A vitória de Honório encima de Edval garantiu o fim político do seu opositor deixando a Oposição na cidade fragmentada para buscar herdar esses votos.
Por fim, Honório tem pela frente uma eleição terá o cunho de colocar o judiciário como protagonista. Alguns juristas defendem que ele pode tranquilamente ser candidato, outros acham o contrário. A palavra final será da Justiça. Mesmo se ficar fora do páreo no final, ele é de longe o maior cabo eleitoral da cidade diante da cena apresentada na pesquisa de hoje.
MELHOR POSICIONADO – A surpresa da amostra é que o ex-vereador Quinho Fenelon é o que melhor aparece no cenário estimulado. O trabalho dele agora será unir a Oposição em torno do seu nome para bater de frente com o grupo da atual gestão. Quinho é de família tradicional da política local e mostrou ter largada.
FRUSTAÇÃO – Por outro lado, a pesquisa Simplex foi um banho de água gelada no projeto do vice-prefeito Fernando Veloso. Ele tem menos de 1% na espontânea e quando o cenário é estimulado não passa da margem de erro. Pela experiência no traçado eleitoral, a certeza que ele vai reavaliar sua postulação é muito grande.
FRASE DO DIA: “Tanto eu como Lula sempre trabalhamos ouvindo o povo e lutando em favor dos menos favorecidos”, disse Yves Ribeiro ao se filiar no
Partido dos Trabalhadores.
RÁPIDAS
COLANDO A IMAGEM – Como esse blog trouxe com exclusividade, o prefeito Yves Ribeiro assinou oficialmente a ficha de filiação ao PT. Ele está colando sua imagem a do presidente Lula para alavancar seu projeto de reeleição. Sua trajetória de vida e política são semelhantes ao do líder petista. O senador Humberto Costa esteve no ato para referendar a decisão.
NA COLA DE RAQUEL – Quem está trabalhando para garantir sua vinculação à governadora Raquel Lyra é o deputado federal Fernando Rodolfo. Ele sabe se só ficar com o discurso ligado a Bolsonaro não sairá do canto em Caruaru. Por isso, fez questão de cumprir agenda e dar visibilidade ao lado da ex-prefeita e governadora.
PINGA-FOGO: A Oposição vai se unir em Goiana?
Fonte : Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário