Faltando menos de um ano para as Eleições Municipais de 2024, o site Portal de Prefeitura sai na frente e inicia uma série de reportagens com apresentação de detalhes dos bastidores da política nas 14 cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife.
Neste primeiro capítulo vamos destacar quem são os gestores municipais que podem disputar a reeleição e quem são os nomes já escolhidos ou encaminhados para o pleito que terão o apoio dos que não vão concorrer devido a legislação eleitoral que impede mais de dois mandatos seguidos para o Poder Executivo Municipal.
Entre os municípios que formam o Grande Recife, o total de 10 gestores podem ir para a reeleição e todos já deram indícios sobre esse entendimento.
Abreu e Lima: Prefeito Flávio Gadelha
Araçoiaba: Prefeito Jogli Uchôa
Cabo de Santo Agostinho: Keko do Armazém
Camaragibe: Nadegi Queiroz – Não pode ser reeleger
Igarassu: Professora Elcione Ramos
Ilha de Itamaracá: Paulo Batista
Ipojuca: Célia Sales – Não pode se reeleger
Itapissuma: Zé de Irmã Têca – Não pode se reeleger
Jaboatão dos Guararapes: Mano Medeiros
Moreno: Edmilson Cupertino
Olinda: Professor Lupércio – Não pode se reeleger
Paulista: Yves Ribeiro
Recife: João Campos
São Lourenço da Mata: Vinícius Labanca
Acompanhe a situação individual de cada gestor municipal para as eleições 2024.
Abreu e Lima
Flávio Gadelha que foi eleito no pleito municipal de 2020, caso queira, pode disputar a reeleição. O gestor vai enfrentar uma oposição que pretende enfatizar as promessas não cumpridas e o fato de Flávio ter recentemente o seu secretário de Governo Rostand Belém, preso em flagrante durante operação da Polícia Civil. O prefeito exonerou Rostand um dia depois da ação policial.
Araçoiaba
O mais novo município, com 25 anos de emancipação, entre os demais que fazem parte da Região Metropolitana, é comandado por Jogli Uchôa que foi eleito em 2020 e se encaminha para tentar a renovação de mandato. O prefeito segue impondo seu ritmo de trabalho e tem se credenciado para conseguir uma reeleição.
Cabo de Santo Agostinho
A cidade que atualmente tem como prefeito Keko do Armazém, se encaminha para ter novamente a mesma disputa acirrada do pleito de 2020. Só que desta vez, é Keko quem vai tentar a reeleição. Ele saiu vitorioso ao impedir que Lula Cabral renovasse o mandato e agora como prefeito busca mais quatro anos no comando do município. Desta vez, Lula Cabral que é deputado estadual vai buscar voltar ao cargo de gestor municipal.
Camaragibe
Nadegi Queiroz tomou posse como prefeita da cidade, pela primeira vez em 20 de junho de 2019, quando assumiu o lugar do então prefeito Demóstenes Meira, que foi preso, por suspeita de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes em licitação e organização criminosa. Na época, Nadegi era vice-prefeita e concluiu o mandato até 2020 quando se colocou para disputa e foi eleita. Com isso, fica impedida pela atual legislação eleitoral de ser candidata. Ainda se trabalha discretamente o nome quem vai ter seu apoio nas eleições de 2024.
Igarassu
Importante cidade do Litoral Norte cheia de riquezas culturais e históricas que encantam os que ela visitam, é administrada pela prefeita professora Elcione Ramos que por oito anos esteve como vice-prefeita e se aproxima de concluir o seu primeiro mandato como chefe do Poder Executivo Municipal. Em recente entrevista ao Portal de Prefeitura, a professora já confirmou que vai defender a reeleição em 2024.
O cenário de concorrentes aponta para um antigo aliado como principal nome na disputa. Deputado estadual eleito em 2022, Mario Ricardo anunciou a formação de um novo projeto político para Igarassu, sob a liderança de seu filho, o presidente do Republicanos em Igarassu, Miguel Ricardo, o grupo pretende ouvir a população e apresentar propostas para a eleição do próximo ano.
Ilha de Itamaracá
Os ilhéus seguem com a escrita de não renovar mandato de prefeito. Essa é a máxima existente no município de nunca ter reeleito um gestor municipal. Essa será uma de muitas outras superações que o atual prefeito Paulo Batista terá que enfrentar para conseguir fazer história e se manter por mais quatro anos no comando da cidade. Nos bastidores, o clima é acirrado, pois, foi rompida a relação com o vice-prefeito George Baiá que já deixa claro seu nome para disputa, assim como também o presidente da Câmara o vereador Ailton Aguiar que visa trocar a Pode Legislativo pelo Executivo.
Ipojuca
A cidade que é a segunda mais rica da Região Metropolitana segue sendo administrada por Célia Sales que assumiu o município pela primeira vez através de eleição suplementar em 2017, após o seu marido e então candidato Romero Sales, ter sido o mais votado para o cargo em outubro 2016, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa.
A prefeita conseguiu se reeleger em 2020 e por isso, não pode disputar novamente em 2024. O nome escolhido pelo grupo político para o pleito ainda segue indefinido. Em julho deste ano, o MPPE pontuou que a gestão de Célia Sales pratica a política de ‘pão e circo’ com FESTAS E EVENTOS e exerce uma péssima utilização de recursos públicos, ao impedir que novos shows fosse realizados até o fim do ano na cidade, visto que a prefeitura se encontra com diversas obras paradas.
E desde setembro, Célia aumentou o próprio salário para R$ 35 mil, se tornando a prefeita com maior subsídio mensal de Pernambuco. Recebendo quase que o mesmo valor da governadora do Estado e o presidente da República. Certamente, esses temas serão abordados pelos adversários nas eleições municipais do próximo ano.
Um dos principais concorrentes deve ser apresentado pelo família Santana com a natural colocação de candidatura do ex-prefeito Carlos Santana.
Itapissuma
Com José de Irmã Têca como prefeito por dois mandatos consecutivos e altos índices de aprovação, o município já conhece o nome do grupo político do prefeito para a disputa em 2024. Trata-se do vereador Jr. de Irmã Têca, líder do governo na Câmara e escolhido para continuar o trabalho do seu tio. De maneira discreta, outros nomes ensaiam uma candidatura, mas, ainda necessita de conversas. O presidente do Poder Legislativo, chegou a ser um dos cotados para o pleito, porém, nada ainda foi definido nesse sentido.
Jaboatão dos Guararapes
Desde que Anderson Ferreira se licenciou do comando da cidade para disputar o Governo de Pernambuco em 2022, o atual gestor municipal é Mano Medeiros. Ele pode e demonstra que vai disputar o pleito para conquistar por mais quatro anos o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco com quase 500 mil eleitores.
O cenário em Jaboatão dos Guararapes se encaminha para ter muitos concorrentes, alguns já conhecidos da população e que já governaram a cidade e outros são caras novas que vão tentar sair do poder legislativo para o Executivo Municipal.
Moreno
O prefeito Edmilson Cupertino segue sua administração de primeiro mandato no comando do município com pé no chão. E isso tem lhe credenciado para ir em busca da reeleição na cidade nas eleições do próximo ano.
Olinda
O município de Olinda é gerido pelo professor Lupércio que conseguiu se reeleger em 2020 e agora não pode mais se colocar na disputa. Para representar o grupo político em 2024, já foi escolhido o nome da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Mirella Almeida, que nos últimos meses tem se dedicado a acompanhar o prefeito em diversas pautas além das paredes do Palácio dos Governadores, sede da prefeitura de Olinda.
Partidos como PT, PSB e PCdoB, estudam colocar fortes nomes na corrida para majoritária da cidade que vive a expectativa de ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Antônio Campos que foi ao segundo turno com Lupércio em 2016 segue se movimentando de olho no pleito e reafirma seu interesse.
Paulista
O prefeito Yves Ribeiro, veterano e mais experiente nome dentre todos os gestores municipais da Região Metropolitana do Recife, vai tentar fazer história mais uma vez ao buscar a renovação de mandato. Aos 75 anos de idade ele já foi prefeito duas vezes de Igarassu e Itapissuma e três de Paulista. O político se orgulha em destacar seus sete mandatos com 31 contas aprovadas.
Em ato importante nos bastidores da política, Yves se filiou ao PT (Partido dos Trabalhadores), na busca de fortalecer seu governo. O grupo de oposição têm se fortalecido com movimentações na cidade, mas, o principal nome para o pleito é o do ex-prefeito Junior Matuto que não conseguiu fazer o seu sucessor, Francisco Padilha.
A cidade que já possui 228 mil eleitores se qualifica para ter disputa em segundo turno, caso um candidato não tenha mais que a metade dos votos no primeiro turno. Inclusive a vitória de Yves Ribeiro diante de Francisco Padilha foi em segundo turno nas eleições de 2020.
Recife
A capital Recife, segue como reduto do PSB e no comando da cidade o prefeito João Campos deixa claro que vai seguir o fluxo natural das coisas e buscar a reeleição.
Recente pesquisa mostra que o pesebista lidera todos os cenários e venceria, inclusive, em primeiro turno.
Uma renovação de mandato de João, em 2024, na capital pernambucana se coloca como parte fundamental na estratégia política da sigla que é de voltar ao comando do Palácio do Campos das Princesas, em 2026, com o filho do ex-governador Eduardo Campos.
Fontes seguras revelam ao Portal de Prefeitura que a governadora Raquel Lyra vai apresentar o Secretário estadual de Turismo Daniel Coelho como seu nome. Os bastidores vão começar a se esquentar com formações que serão formadas no decorrer do ano de 2024.
São Lourenço da Mata
Vinícius Labanca que já foi deputado estadual é o atual prefeito da cidade. Sua vitória se deu diante do ex-prefeito Bruno Pereira que não conseguir renovar o mandato e foi superado por Labanca em uma vitória que mostrou a confiança que o povo da cidade possui para o filho do ex-prefeito Etore Labanca. Vinícius destaca em sua gestão algumas ações que foram consideradas um sucesso nos mandatos de seu pai, como é o caso do combate a fome com oferta de cestas básicas para famílias mais carentes.
Labanca possui um grupo político unido e atuante que lhe fortalece para permanecer no comando da cidade por mais quatro anos.
Fonte: Portal de Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário