O calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi publicado pelo governo no Diário Oficial do Estado. As datas variam de acordo com o último dígito da placa do veículo.
Publicidade
Neste ano será possível viável parcelar o IPVA em até 10 mensalidades, sendo a última em novembro de 2024. O valor mínimo para cada parcela é de R$ 50.
Até o momento, o governo não divulgou se haverá descontos para aqueles que optarem pelo pagamento em parcela única.
Para obter informações sobre o montante devido em imposto, taxas de bombeiros e licenciamento, é necessário acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e realizar a consulta utilizando a placa do veículo.
Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), o valor da cota não pode ser inferior a R$ 50,00, e quando o vencimento cair em dia não útil ou dia em que não haja expediente bancário, o vencimento será prorrogado para o primeiro dia útil seguinte ao vencimento, caso esse dia esteja dentro do mesmo mês do vencimento.
Confira abaixo o calendário do IPVA 2024:
A lista com a relação de de veículos isentos do IPVA em 2024 foi divulgada e apresenta alterações, variando conforme o estado de aplicação. Entenda as possíveis mudanças.
O IPVA 2024 constitui uma obrigação imposta aos proprietários de veículos, sendo calculado com base no valor de mercado. O pagamento deste imposto é um requisito fundamental para a obtenção do licenciamento do automóvel.
Isenção de IPVA para Carros em 2024, por Estado:
- Fabricados há mais de 10 anos: Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima
- Fabricados há mais de 15 anos: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe
- Fabricados há mais de 18 anos: Mato Grosso
- Fabricados há mais de 20 anos: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul
- Fabricados há mais de 30 anos: Santa Catarina, Tocantins
- Veículos fabricados até 31/12/2002: Alagoas
- Carros com placa preta: Minas Gerais.
A isenção do IPVA 2024 com base na profissão é uma prática adotada em diversos estados, onde o valor do imposto é determinado pelas alíquotas específicas de cada localidade, geralmente utilizando a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) como referência.
Fonte: Portal de Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário