terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Discurso de união

Foto: Ricardo Stuckert

No último domingo (24), data em que foi celebrada a véspera de Natal, o presidente Lula fez um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão. No material, um resumo das políticas que foram resgatadas este ano, a exemplo do Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos e Farmácia Popular, que até hoje são vitrines de gestões petistas.

De acordo com Lula, 2023 foi tempo de “plantar e reconstruir”, para que em 2024 seja feita a colheita. Ele ainda destacou números da economia, que interferem diretamente na aprovação e popularidade dos governos, como a geração de empregos de carteira assinada, o aumento do salário mínimo acima da inflação, a queda do dólar e a bolsa de valores batendo recordes.

Além de utilizar o espaço para promover ações realizadas pelo Planalto e demais ministérios, Lula citou os atos golpistas de 8 de janeiro, afirmando que a democracia saiu fortalecida. Ele pediu união e desejou que o “Brasil abrace o Brasil”. A eleição de 2022 foi marcada pela divisão do país e não há mais ambiente para clima de acirramento. O presidente acerta na narrativa, quando chama a responsabilidade. 

Crescimento – Com previsão de crescimento de 3,1% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o Brasil saltará duas posições e se tornará a nona economia do mundo em 2023. O país deverá encerrar o ano com PIB nominal de US$ 2,13 trilhões, ultrapassando o Canadá, com PIB estimado em US$ 2,12 trilhões. No ano passado, o Brasil estava na 11ª posição.

Fora do recesso – Os vereadores do Recife foram convocados para participarem de três sessões extraordinárias essa semana. O intuito é analisar um projeto que trata sobre a concessão de incentivos fiscais para o setor aéreo. A primeira reunião acontece hoje (26).

Gesto – Como forma de homenagear o médico e pediatra Antônio Figueira, que morreu no último sábado (23) e por anos fez parte das gestões socialistas em Pernambuco, o prefeito João Campos (PSB) vai batizar o Hospital da Criança do Recife com o nome de Antônio Carlos Figueira.

Agenda – Passado o período natalino, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB) irão dedicar esta quarta (26) a inaugurações. Enquanto a tucana inaugura a VPE-639, em Petrolina. O chefe do Executivo municipal entrega 224 apartamentos do Habitacional Sérgio Loreto.

Programação – O quadro Cultura Entrevista – Cenário Político, na Rádio Cultura do Nordeste, encerra esta semana. Nesta terça (26), a convidada é Luana Marabuco, vice-presidente do PSDB Caruaru. Já na próxima quinta (28), quem sobe ao palco da 96,5 FM é o ex-deputado Zé Queiroz (PDT). O programa vai ao ar sempre às 14h.

Fonte :Blog Cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário