sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Disputa no Jaboatão afunila em lista tríplice

É provável que a eleição no Jaboatão dos Guararapes venha a ser uma das mais acirradas e importantes disputas em Pernambuco no pleito de 2024. A decisão das urnas no município vai ter impacto significativo no xadrez político de 2026. E de antemão, a menos de 11 meses da data do primeiro turno, o cenário está desenhado.

Estão no páreo, por ora, três grandes forças a nível estadual e nacional: Elias Gomes (PT), Clarissa Tércio (PP) e Mano Medeiros (PL). A configuração atual, portanto, aponta para um embate clássico entre direita e esquerda.

Elias se apresenta como candidato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e conta na bagagem com um histórico administrativo que inclui dois mandatos como prefeito do Jaboatão dos Guararapes (2009-2016). Tem angariado apoios importantes, a exemplo do PV, PCdoB, PRTB e Republicanos, e sai na frente nas pesquisas de intenção de voto feitas até o momento.

Deputada federal e representante do Ministério Novas de Paz, Clarissa Tércio conta com o aval incondicional do presidente do PP em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, que determinou a cidade do Jaboatão dos Guararapes como uma das prioridades da sigla em 2024. Clarissa é evangélica e atua na defesa de pautas ligadas ao conservadorismo, sendo particularmente ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já o atual prefeito Mano Medeiros surge como candidato natural à reeleição pelo Partido Liberal. É apadrinhado político do ex-prefeito Anderson Ferreira, presidente do PL em Pernambuco, que abdicou do mandato em 2022, após ter sido reeleito, para disputar o governo estadual, tendo ficado em terceiro lugar no pleito. Mano tem buscado imprimir uma marca própria e, para isso, dedicado boa parte do expediente para andar nas ruas e estreitar o contato com a população.

Esse peso de lideranças populares, apoio partidário e da máquina pública acabou por “peneirar” as opções. E como se trata de uma eleição das mais importantes no estado, a tendência é que o novo nome do Executivo Municipal saia dessa lista tríplice.

Recife
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), foi convidada para assumir a vice-presidência de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Isabella esteve ontem (7) em Brasília para uma série de agendas institucionais, entre as quais, uma reunião com o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP). O convite para integrar a diretoria da ABM se deu em virtude do reconhecimento das práticas implementadas pela gestão João Campos (PSB) no setor de mudanças climáticas.

Carpina
A empresária Eduarda Gouveia recebeu um apoio de peso à sua pré-candidatura à Prefeitura de Carpina em 2024. O ministro de Portos e Aeroportos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Silvio Costa Filho, garantiu empenho pessoal e o reforço do Republicanos ao palanque de Eduarda. A divulgação do apoio foi feita ontem (7), durante encontro entre as lideranças em Brasília.

TRE
A Justiça Eleitoral em Pernambuco pode pautar a qualquer momento o julgamento de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) por fraude à cota de gênero na eleição de 2020 para a Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes. A peça pede a impugnação de chapas montadas por 10 partidos e, se for acolhida pela corte, nove vereadores poderão ter o mandato cassado, fazendo com que, possivelmente, duas mulheres possam ocupar uma vaga no Legislativo, aumentando para três a representação feminina na casa.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário