quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Com o olhar voltado para 2026

Uma das coisas que mais chamou a atenção durante a festa no morro de Nossa Senhora da Conceição que aconteceu no último dia 8 foi a presença de Marília Arraes reafirmando sua disposição em se tornar uma liderança política com força suficiente para um pleito eleitoral em 2026. Durante a caminhada, Marília ouviu de populares que estarão com ela na luta pelo Governo de Pernambuco no ano de 2026.

Acontece que hoje, Marília vem de duas derrotas majoritárias consecutivas (2020 e 2022) e está em um partido que não lhe dá condições suficientes para enfrentar tamanha disputa. Além disso, a ex-deputada observa atentamente o crescimento de uma polarização clara e nítida entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos. O que se imagina hoje é que os dois podem figurar uma disputa futura.

Mas, ninguém sabe se João Campos terá mesmo vontade de deixar a Prefeitura e concorrer ao Governo. Embora não se negue que em sendo reeleito no Recife, ele se tornará uma das figuras principais da oposição em 2026 seja disputando ou não. É justamente na hipótese de não disputar a eleição para o Governo que Marília trabalha. 

Caso João confirme mesmo a entrada no jogo estadual, Marília pode apostar às fichas em outro projeto eleitoral que poderia ser uma vaga ao Senado. Na oposição, querendo ou não, tudo dependerá de João.

Legenda

O grande desafio de Marília Arraes no próximo ano e conseguir ampliar a presença do seu partido, o Solidariedade. Não se pode negar que ela está se esforçando. Até mesmo para conseguir um espaço no Governo Lula, a legenda tem sido um peso para a ex-deputada. Algo muito diferente que aconteceria se ela estivesse no PT.

Cedo ou tarde?

Não existe tempo na política. Nem cedo e nem tarde. Marília, assim como os demais que sonham em voos altos no ano de 2026, precisam trabalhar e arregaçar às mangas já agora em 2024 para poderem cacifar os nomes na disputa.

Cenário de polarização

Algumas figuras da política local observam com atenção o cenário político no dia a dia. Fazem questão de ressaltar que se 2024 caminha para ser um ano de consagração de João Campos no cenário político local, não significa automaticamente que o prefeito dará um passo para o Palácio das Princesas. "Tem muita coisa a acontecer e a governadora Raquel Lyra vem colecionando importantes vitórias políticas desde 2010 quando foi eleita pela primeira vez, deputada estadual" avaliam.

Fato

Foram apenas seis anos que separaram a entrada de Raquel Lyra na política para a sua primeira vitória majoritária, e doze anos (uma curta carreira) para chegar ao posto mais alto do executivo estadual. Isso, sem experimentar nenhuma derrota eleitoral neste espaço de tempo.

Modernização

O Aeroporto Internacional do Recife ocupa a sétima posição entre os aeroportos mais movimentados do Brasil, recebendo uma média de 700 mil passageiros mensalmente. O terminal de passageiros passou por uma expansão e modernização. Ontem, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de entrega das novas instalações, inspecionando de perto as melhorias implementadas. O evento contou com a participação da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário