quarta-feira, 27 de abril de 2022

Lula tem reunião, hoje, com GTE e PT-PE aguarda para saber posição na chapa

 

No PT, conforme o deputado federal José Guimarães, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional, tem dito a correligionários pernambucanos, a data do Congresso Nacional do PSB, cuja abertura se dá nesta quinta-feira (28) com encerramento no próximo sábado (30), não tem sido levada, exatamente, como um prazo para que as questões regionais, referentes a alianças, sejam solucionadas.

Tal entendimento difere do que pesa, hoje, no PSB, onde reside uma expectativa de que os nós sejam desatados antes do evento. A despeito disso, o ex-presidente Lula vai à mesa, nesta quarta-feira (27), com o GTE nacional. Em Pernambuco, petistas aguardam que, dessa reunião, saia orientação definitiva sobre a composição da chapa com o PSB no Estado. A expectativa, no PT-PE, se dá menos em relação a nome, uma vez que uma construção interna já age na busca um consenso entre Carlos Veras e Teresa Leitão, e mais em relação à vaga.

No Estado, petistas fincaram o pé sobre a intenção de pleitear o Senado, mas têm ciência que há esforço da direção nacional da sigla para contemporizar a situação com o PSB, que trabalha para fazer o deputado federal André de Paula candidato à Casa Alta. No PSD, há expectativa semelhante à vigente no PSB, para que o assunto seja resolvido ainda esta semana.

Nos últimos dias, nem o aceno do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que jogou luz sobre uma narrativa de que o partido não teria mais candidatura ao Planalto, convenceu os petistas pernambucanos. Nas coxias do PSB, se admite que o movimento é mais uma versão voltada a uma construção de cima para baixo do que algo com efeito prático.

Mesmo assim, a aposta maior dos socialistas, hoje, é no nome de André para o Senado, ainda que o PT venha repisando que, caso isso se concretize, a militância pode não entrar na campanha. No ninho socialista, se admite que, de tanto passar o tempo, o nome de André acabou sofrendo desidratação, assim como também se considera que não há rejeição drástica ao nome de Teresa para vaga, ou, dizem, ele não seria motivo para um "campo de batalha". Mas o PSB ainda aguarda que o PT-PE tope indicar um vice ou uma vice.

Bate e volta de Paulo
Foi praticamente um bate e volta e Paulo Câmara já retornou, ontem mesmo, da Capital paulista, ao Recife. A passagem por São Paulo gerou um zum zum zum no PT pernambucano sobre possível conversa dele com Lula. O governador participou do Encontro Anual Educação Já 2022 – Renovando o Compromisso e a experiência das Escolas de Tempo Integral de Pernambuco foram destaque no evento, promovido pelo Todos pela Educação.

Solene > É do vereador Hélio Guabiraba a autoria da sessão solene, que será realizada nesta quarta-feira (27), às 10h, na Câmara Municipal do Recife, em homenagem a jornalistas e colunistas do Estado. Entre os homenageados, está a titular desta coluna, e também da Folha de Pernambuco: Carol Brito, Roberta Jungmann e Edmar Lyra. Serão agraciados ainda jornalistas como Jamildo Melo, Mirela Martins e Toni Almeida (in memorian).

Luz > Pré-candidato a governador, Danilo Cabral apresentará um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar o aumento na conta de luz em Pernambuco, definido, nesta terça (26), pela Aneel, ligada ao Ministério de Minas e Energia. O reajuste terá impacto de 18,98% na tarifa e poderá ser cobrado a partir do dia 29 de abril.

Fonte: Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário