quarta-feira, 27 de abril de 2022

Quem pode disputar o Senado?

 

De todos os pré-candidatos apenas Anderson Ferreira (PL) apresentou Gilson Machado Neto (PL) como seu pré-candidato ao Senado. Ninguém até o momento apresentou os nomes para disputar a Casa Alta, no entanto vários estão sendo lembrados e até mesmo por razões óbvias. Na Frente Popular já está praticamente certo que a vaga do Senado ficará ou com o deputado federal André de Paula (PSD) ou com a deputada Teresa Leitão (PT). Lançada na disputa, Luciana Santos (PC do B) não tem a menor chance de vir a concorrer a Casa Alta na chapa da Frente Popular, a não ser que faça sozinha.

Já entre os oposicionistas Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB), nenhuma especulação ou declaração de algum deles. O que se diz é que entre eles mesmos se feche uma única chapa para concorrer. Isso seria hoje algo bastante improvável de ocorrer, mas como a política é como uma nuvem que hoje está de um jeito, amanhã está de outro, e em um terreno onde já vivenciamos algo do tipo Jarbas Vasconcelos pedindo votos para Humberto Costa e vice-versa, não seria surpresa alguma que Marília Arraes, Miguel Coelho e Raquel Lyra disputassem juntos em uma só chapa: governadora, vice e senador.

Mas, caso não haja uma união entre os três e venhamos a ter cada um disputando o governo (o que eu acho bastante improvável) as chapas podem ser formados com alguns nomes que estão hoje no jogo político. Um exemplo seria a presença de João Arnaldo (pré-candidato a governador pelo Psol) vir a abrir mão de concorrer ao governo e ser o vice de Marília Arraes. Os dois já estiveram juntos em 2020, quando João foi o vice de Marília no Recife.

Já para o Senado, alguns nomes como Eduardo da Fonte (PP), Wolney Queiroz (PDT), Armando Monteiro (PSDB), Priscila Krause (Cidadania), podem ser convocados para a missão. Ainda na Frente Popular, Eduardo da Fonte demonstrou desconforto e disse que apenas nas convenções decidirá o caminho que o seu partido, o PP, pode seguir nestas eleições. O nome dele passou a ser ventilado como provável pré-candidato a senador de Marília Arraes.

O PP, partido comandado por Da Fonte, já tem várias frentes dentro da legenda. Existe uma ala no partido que vai apoiar Lula e uma ala que apoiará Bolsonaro. Além disso, existe a ala pró-Danilo e a ala pró-Miguel.  Já no PDT, o deputado Wolney Queiroz ainda não desistiu de abrir palanque no estado para Ciro Gomes e pode vir também a somar em um projeto pelo Senado dentro da oposição.

Marília e Raquel? - Dentro da oposição existe ainda a possibilidade de uma junção entre Marília Arraes e Raquel Lyra. Nesta junção uma das duas precisaria abrir mão de disputar o governo para lutar pelo Senado. Qual das duas topariam?

Recife - Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançam a iniciativa #AgendaCidadeUNICEF no Recife. Ação visa fortalecer políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes mais vulneráveis. A parceria prevê, até 2024, a realização de um conjunto de ações integradas no bairro do Ibura, localidade definida como prioritária para uma atuação nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência e inclusão socioprodutiva.

Danilo Cabral - O deputado federal Danilo Cabral apresentará um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar o aumento na conta de luz em Pernambuco, definido ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ligada ao Ministério de Minas e Energia. O reajuste aprovado pela estatal aumenta em 18,98% a tarifa anual e poderá ser cobrado já a partir do próximo dia 29 de abril. Junto ao PDL, Danilo também vai protocolar um pedido de informação questionando o Governo Bolsonaro sobre o motivo de sucessivos aumentos na conta de luz dos brasileiros.

Homenagem - O nosso Blog é um dos homenageados nesta quarta-feira na Câmara do Recife em uma proposição feita pelo vereador Hélio da Guabiraba (PSB). A sessão ocorre às 10 da manhã.

Elias Gomes - O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (MDB), marcou para os dias 29 de abril e 6 de maio o lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal para as próximas eleições.Ele escolheu os  municípios que governou para demonstrar que a partir das duas cidades pode consolidar uma candidatura, que chama de caráter distrital.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário