Foto: Divulgação
O PT de Pernambuco tomou uma decisão polêmica e estratégica para as eleições de 2022. Integrantes da sigla aprovaram uma resolução que veta a entrada de novos deputados que já tenham mandato para disputar o pleito de outubro deste ano. A exceção será o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo.
O caso de João Paulo teve a homologação e o apoio do ex-presidente e pré-candidato ao Executivo Nacional, Lula (PT). João retornou ao Partido dos Trabalhadores (PT), legenda que ele ajudou a fundar na década de 1980. O deputado deixou o PCdoB, onde estava desde 2017.
Com os novos critérios, só poderão entrar no PT para disputar as eleições pessoas que não têm mandato político atualmente. A promessa é que, além de João Paulo, mais nenhum parlamentar seja aceito em virtude desta determinação.
Em Pernambuco Lula é um grande cabo eleitoral, contando com mais de 70% das intenções de voto. Com a nova Legislação Eleitoral a federação tem sido um atrativo, pois, deve ser uma chapa que pode fazer um bom número de deputados estaduais e federais.
Nos bastidores, o PT tem sido procurado por muitos parlamentares com mandato.
PT, PCdoB e PV continuam em negociação para formar uma federação, modelo pelo qual partidos podem se unir e atuar como se fossem uma única legenda, mas são obrigados a permanecer juntos por pelo menos quatro anos.
Em resposta ao atual momento político, o PT, PCdoB e PV informaram que “decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, diz nota divulgada após a reunião que debateu o tema na última quarta-feira (9).
Curtinhas
Encontro - O secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva se reuniu recentemente em reunião com o ministro da Cidadania, João Roma, para discutir pautas importantes para o desenvolvimento de Pernambuco. “Com diálogo, vamos conseguir avançar e levar mais investimentos para o nosso estado” destacou o deputado Ossesio.
Vistoria - O Iterpe enviou nesta semana sua equipe técnica ao Engenho Roncadorzinho, em Barreiros, por determinação do Governo do Estado e atendendo à solicitação do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. A equipe realizou vistoria técnica na área e um diagnóstico sócio ocupacional e produtivo, bem como um levantamento de toda a infraestrutura da área ocupada, além da realização do cadastro social de 77 famílias.
Assinatura - O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (11.03), diversas ordens de serviço, convênios e autorizações para publicação de editais de licitação, previstas no Plano Retomada, anunciado em agosto de 2021 pelo Governo de Pernambuco, que destina R$ 5 bilhões para projetos estruturadores no Estado. O evento foi realizado no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas, e contou com as presenças de prefeitos de diversos municípios.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário