Os partidos PCdoB, PV, PT, decidiram após uma reunião ontem (09), pela federação partidária, porém o PSB ficou de fora dessa junção política. Apesar das muitas reuniões dos socialistas com as demais legendas não houve consenso entre as agremiações. O encontro aconteceu na sede do PSB em Brasília. As legendas lançaram uma nota em conjunto oficializando a definição e garantiram que o PSB continuará presente no mesmo campo político.
A nota disse que que os partidos estão convictos que a decisão é um marco histórico e um passo decisivo para a vitória eleitoral nas eleições de 2022. Contou que nos últimos meses, o Partido dos Trabalhadores, o Partido Socialista Brasileiro, o Partido Verde e o Partido Comunista do Brasil, realizaram reuniões de trabalho com vistas a constituir uma federação. Em resposta ao atual momento político, o PT, o PCdoB e PV decidem caminhar juntos para constituir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como, envolvimento de outras legendas.
É bem verdade que o PT e PSB tiveram divergências em relação a candidaturas regionais em uma federação partidária. No decorrer desse processo, dirigentes das siglas chegaram a trocar acusações em entrevistas à imprensa. O PSB contou que apesar dos movimentos, as discordâncias acerca das candidaturas regionais não influenciaram a decisão do partido e a deliberação foi tomada por falta de amadurecimento dos socialistas em relação ao tema.
Um dos grandes articuladores dessa federação partidária envolvendo o PT, PCdoB e PV foi o deputado federal por Pernambuco, Renildo Calheiros (PCdoB). Renildo foi aguerrido, atuou fortemente e acreditou nesta junção partidária. Vale salientar que essa união vai ajudar a resolver a situação de muitos parlamentares, como também, será o desafogo de muitos candidatos que pretendem chegar ao Congresso Nacional.
Curtinhas:
Paulo Câmara no senado?: Em conversa com a coluna um líder político de Pernambuco, em reserva revelou que a composição da chapa majoritária ainda está aberta e que Paulo Câmara pode ser o candidato ao Senado. De acordo com essa liderança, seria um crime colocar pra casa um quadro tão qualificado como Paulo, como também, uma covardia, pois ele passou 8 anos de crises, equilibrou as finanças do Estado, elaborou o Plano Retomada e colocá-lo no banco é uma injustiça, porém, vale salientar que existem mais nomes que podem compor a chapa e concorrer ao senado pela Frente Popular.
Nome de consenso: Caso aconteça de fato que o governador Paulo Câmara (PSB), vá disputar a vaga ao senado, seu nome pode selar a união entre os partidos PT, PSB, PSD, PDT, Avante, PP e Republicanos, todos envolvidos na Frente Popular de Pernambuco. O nome de Paulo pode ser o consenso e resolver os problemas envolvendo os partidos ligados a Frente Popular.
Acertando os ponteiros: O governador Paulo Câmara (PSB), cancelou toda sua agenda de hoje e foi a São Paulo ter encontros importantes na terra da garoa. O intuito da viagem é fechar a chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco. Paulo Câmara busca certezas neste momento decisivo que envolve a pré-campanha ao governo do Estado na terra dos Altos Coqueiros.
Por Brasília: Quem esteve na Capital Federal foi o deputado estadual e 1º secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães (PSB), participou do ato pela terra contra projetos de lei que ameaçam o meio ambiente e tramitam no Congresso Nacional. Clodoaldo tem se destacado positivamente na Assembleia Legislativa de Pernambuco e está pavimentando seu caminho em direção a câmara federal.
Rompendo fronteiras: O blog do Alberes Xavier é o que mais cresce em todos país e desde o dia 22 de fevereiro iniciou inserções em painel de LED, em locais com maior fluxo e movimentação de Brasília. Para a façanha, o Blog do Alberes Xavier firmou uma parceria com a Calia - Comunicação que Transforma, uma empresa com referência e credibilidade no setor de publicidade e propaganda.
Não jogou a toalha: O deputado federal André de Paula (PSD), disse que ainda não desistiu e está confiante quanto a sua indicação para o senado pela Frente Popular. Caso não vá para as disputas do senado, André vai estar atuando, após o dia 20, para fazer uma chapa competitiva no PSD, para isso tem conversado com os deputados Sílvio Costa Filho (Republicano), Augusto Coutinho (Solidariedade), Raul Henry (MDB), entre outros paramentares que compõem a Frente Popular.
Informação precisa: O Blog do Alberes Xavier esteve desde o início da semana em Brasília, acompanhando de perto as articulações, federações partidárias, filiações, trabalhos da bancada federal, os ministérios e o dia a dia na volta das atividades no congresso. O blog foi o único meio de comunicação de Pernambuco que foi buscar informações precisas e averiguar em loco o início dos serviços no Congresso Nacional.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário