sexta-feira, 11 de março de 2022

Os fiadores nacionais dos projetos locais em outubro

 

Foto: Reprodução/Twitter

Com o encontro de Danilo Cabral com o ex-presidente Lula em São Paulo e o encontro de Anderson Ferreira com o presidente Jair Bolsonaro em Brasília que selou a ida do ministro do Turismo, Gilson Machado, para o PL para ser candidato ao Senado na chapa encabeçada por Anderson a governador, o quadro eleitoral em Pernambuco começa a ficar delimitado com os fiadores nacionais de cada projeto.

Além de Lula como fiador de Danilo e Bolsonaro como fiador de Anderson, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra terá como fiador o pré-candidato tucano ao Planalto, João Doria. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, por sua vez, terá como fiador o senador Fernando Bezerra Coelho, importante expoente da política pernambucana, tendo ocupado a função de ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff, e a liderança dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro.

A forte vinculação nacional na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas deverá criar um ambiente extremamente polarizado, hoje consolidado entre Lula e Jair Bolsonaro, mas que poderá ter surpresas na oposição, caso Raquel e Miguel consigam imprimir um discurso que fuja desta dicotomia nacional das duas maiores lideranças políticas do país.

Miguel e Raquel apostam na estadualização da campanha para quebrar o script do processo nacional, que demandará muita capacidade de convencimento para fugir desta linha já direcionada e percebida em todos os levantamentos que já foram divulgados sobre a sucessão do Planalto que atestam um cenário de polarização que irradiará também para as disputas estaduais.

Contribuição – Com as saídas já confirmadas de Romero Albuquerque, Eriberto Medeiros, Fabíola Cabral e Joel da Harpa, que juntos tiveram cerca de 150 mil votos em 2018 da chapa proporcional do PP, o partido animou os remanescentes que buscam a reeleição, uma vez que repetidas suas respectivas votações, os quatro parlamentares certamente estariam reeleitos mas só teriam votos para eleger dois deputados, usufruindo dos votos da chapa.

Reforço – Após anunciar a chegada do deputado Romero Albuquerque, o pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, anunciou a chegada de Romero Sales Filho. Os dois parlamentares chegam com status de pesos pesados para serem eleitos na chapa do partido, que de acordo com Miguel, poderá eleger dez representantes para a Casa Joaquim Nabuco.

Presente – O deputado estadual Coronel Feitosa, que está voltando ao PL após quatro anos, esteve presente no encontro que selou a chapa majoritária bolsonarista em Pernambuco. Feitosa está bastante alinhado com o pré-candidato a governador, Anderson Ferreira, e o pré-candidato a senador, Gilson Machado Neto.

Filiação – O ato de filiação do ministro Gilson Machado Neto ao PL acontecerá no próximo dia 22, e contará com a presença de ministros e lideranças ligadas ao presidente Jair Bolsonaro.

No aguardo – O encontro entre Lula, Danilo Cabral e Paulo Câmara gerou forte expectativa sobre a indicação para o Senado da Frente Popular. Além do PT, estão de olho na vaga o PP, o PDT e o Republicanos. Possivelmente o desfecho acontecerá ainda este mês.

Inocente quer saber – Quando a deputada estadual Clarissa Tércio assinará sua filiação ao PL?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário