A manchete do JC de ontem, apontando Recife como a capital mais congestionada do Brasil, superando São Paulo, proporcionalmente, não pode ser tratada como nenhuma novidade. Em 2024, a cidade já apareceu no topo de um ranking nacional acerca de congestionamentos entre as capitais brasileiras, com um índice de 60% das vias públicas engarrafadas durante os horários de pico.
Na época, a porcentagem foi muito superior à registrada em São Paulo (46%), cidade famosa pelos engarrafamentos; Salvador (BA), com um índice de 59%, seguida pelo Rio de Janeiro (RJ), com 55%, Fortaleza (CE), com 48%, e São Paulo (SP), com 46%, aparecem atrás do Recife, segundo pesquisa realizada pela empresa de tráfego Tom Tom. O que causa preocupação e temor para quem vive na capital pernambucana é a política de piorar ainda mais esse quadro posta em prática pela gestão municipal.
O pai da “obra” é o prefeito infante João Campos. Em um ano e três meses no poder não fez nenhuma obra para desafogar o trânsito. Enquanto Fortaleza e Salvador criam alternativas naturais que passam pela construção de viadutos e túneis, Recife restringe ainda mais o espaço para automóveis com a falsa ideia de que criar ciclovias para humanizar o trânsito.
Depois de inviabilizar vias que antes serviam de escape, como a Rua do Futuro, para quem fugia do inferno da Rui Barbosa, imolando uma faixa para uso de ciclistas, o infante anunciou que vai fazer uma ciclovia na Avenida Agamenon Magalhães, a mais engarrafada da cidade, o coração do infernal trânsito. A ideia “maravilhosa” deve ser do mesmo idealizador da distribuição de um caldinho de graça para quem se vacinar contra a covid.
Pelo que foi posto, a faixa de ciclistas da Agamenon será criada ocupando os canteiros laterais beirando o canal mais sujo e fedorento do País. Já imaginou um ciclista indo para o trabalho e ser jogado por um carro desgovernado no canal, que é, verdadeiramente, um esgoto a céu aberto? Não se trata de provocação ou piada, o ciclista correrá esse risco de fato, porque a Agamenon é uma selva de quatro rodas.
É mais grave do que se possa imaginar a mobilidade urbana do Recife. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o tempo médio gasto por um trabalhador na RMR é de 38 minutos, e a cidade possui, atualmente, mais de dois milhões de carros. Para tentar driblar o problema, o infante poderia dar um pulinho em Fortaleza e Salvador, para copiar o modelo de projetos estruturadores. Não se trata de inventar a pólvora, a solução passa por viadutos e túneis.
Perda de tempo - Segundo reportagem do JC, das nove capitais brasileiras que integram o ranking anual Traffic Index da TomTom em 2021, o Recife foi a que teve o pior desempenho no Brasil, mesmo com o País apresentando melhorias em relação à circulação de 2019. O recifense perdeu 92 horas no trânsito ao longo do ano. O nível de congestionamento na capital pernambucana foi de 40%, o que significa que, em média, os tempos de viagem foram 40% mais longos do que costumam ser sem retenções.
O horário infernal - Na prática, é como se um percurso que, sem retenções, poderia ser feito em 30 minutos, mas levasse, na cidade, 12 minutos a mais. Isso tudo considerando que a retomada da rotina de mobilidade urbana do Recife ainda não voltou ao completamente normal. Ou seja, sob a ótica de futuro, o cenário das dificuldades de circulação será ainda pior. O transtorno é maior nos horários de rush da manhã e noite, quando a grande maioria das pessoas está indo ou vindo das atividades de trabalho e educação, que respondem, juntas, por mais de 80% dos deslocamentos da população.
Leite candidato - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que está avaliando sua candidatura à Presidência. A declaração foi feita depois de participar do SXSW (South by Southwest), evento de inovação e cultura digital realizado em Austin, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo jornal O Valor Econômico. Eduardo Leite palestrou no evento. Depois, disse a jornalistas que não irá disputar a reeleição pelo governo do Rio Grande do Sul e, ao falar sobre a possibilidade de disputar o Planalto, evitou cravar datas para anunciar sua decisão, mas afirmou que possivelmente seria até o fim desta semana.
Novo ataque – Após ser preso por atacar o STF, o deputado federal Daniel Silveira atacou o STF mais uma vez no último sábado. Silveira disse, em um evento bolsonarista em Londrina (PR), que os ministros do Supremo são “deficientes de moral". Para Silveira, os únicos integrantes do Tribunal que têm moral e competências são os indicados por Jair Bolsonaro, os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça. O deputado disse também que ele e Bolsonaro vão indicar ministros para o Supremo em um próximo mandato.
E agora, Bivar? - O União Brasil, partido criado como maior bancada da Câmara a partir da fusão do PSL e do DEM, já perdeu ao menos 16 deputados federais desde que foi reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 8 de fevereiro. Os dados foram apurados pelo site Poder 360. O maior grupo se filiou ao PL para se juntar ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O novo partido começou com 81 representantes na Câmara. Seus líderes calculam que terá cerca de 50 quando acabar a janela de trocas partidárias. Deverá ser menor que o PT e que o PL.
CURTAS
MAIS MÉDICOS – A Prefeitura de Olinda abriu uma seleção com mais de 100 vagas para a Secretaria de Saúde. Os salários variam entre R$ 1.212 e R$ 6,5 mil, a depender do cargo escolhido pelos participantes. As inscrições começam nesta segunda-feira e, segundo a gestão municipal, seguem até 21 de março. Há vagas para médicos de diversas especialidades, bem como para enfermeiros, veterinários, técnicos em enfermagem, condutor do Samu) e oficineiros.
ÔNIBUS ILEGAL - De acordo com informações do Detran, não consta que o ônibus que tombou e matou três crianças em Riacho das Almas estava autorizado para circular como transporte escolar. Mas o veículo prestava serviço para a Prefeitura. O assessor do presidente do Sindicato de Transporte Escolar do Estado de Pernambuco disse que esse tipo de transporte tem que ser fiscalizado.
Perguntar não ofende: Se vier a ser candidato a senador pelo PSB para mudar logo em seguida para o PT, de acordo com proposta de Lula, Paulo Câmara cumpriria a palavra?
Fonte: Blog do Magno Martins.
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