O que aconteceu, ontem, em Arcoverde, com a realização de uma carreata do candidato Wellington da LW, apoiado pelo governador Paulo Câmara e pela prefeita Madalena Britto, do mesmo partido do chefe estadual, o PSB, foi uma bofetada na Justiça Eleitoral. A manifestação, descumprindo as regras sanitárias e passando por cima da resolução do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, que havia proibido esse e outros tipos de eventos promovendo aglomerações, se deu 72 horas após as excelências engravatadas responsáveis pelas eleições no Estado darem, na prática, por encerrada, a campanha de rua.
Uma vergonha, escárnio, para ser mais apropriado. Os aliados do governador deram um testemunho público que a lei não existe para eles. A prefeita, ao subir numa caminhonete apinhada de asseclas, um verdadeiro cordão de comissionados mobilizados para impressionar, deu o grito da República Independente de Arcoverde. Ali, o que vale a sua caneta. Resolução da justiça eleitoral é letra morta. Arcoverde não é território pernambucano. Está na Grécia.
Por mais que se explique, o TRE não convence. Por meio de nota, depois deste blog mostrar o evento com um amontoado de gente descumprindo todas as regras sanitárias, revelou que a decisão do desembargador eleitoral Edilson Nobre, que permitiu o ato, se deu tendo como base um processo judicial, antes da edição da Resolução de número 372/2020, e, por isso, o desembargador, em decisão unipessoal, autorizou a realização do ato.
Num momento em que a pandemia do coronavírus reacende no mundo inteiro, devastando milhares de vidas, a Justiça Eleitoral jamais poderia ter aberto precedente tão grave. O que se viu pelas ruas de Arcoverde foi um acinte a todas as normas sanitárias, uma violação grosseira a uma resolução aprovada pela unanimidade dos seis desembargadores que vão reger a orquestra eleitoral no Estado.
Uma orquestra que já começou desafinada, desmoralizada, para não agredir o vernáculo. Em nota, o mesmo TRE que já havia se manifestado sobre a posição incompreensível do desembargador Edilson Nobre, sugere que qualquer manifestação que passe por cima da resolução será passível de duras penalidades. “Os casos de eventuais descumprimentos da resolução serão julgados pela Justiça Eleitoral”, garante o presidente do TRE, Frederico Neves, em nota ao blog.
Na sua nota, ele chega a informar que está vigilante. “Diante do abusivo desrespeito às normas impostas pelas autoridades sanitárias, não poderia, na condição de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, deixar de propor à Corte uma tomada de posição enérgica para coibir os abusos cometidos pelos atos presenciais de campanha eleitoral no Estado de Pernambuco”, afirma.
Agora, só resta saber se alguém será punido. O que está em jogo é a autoridade da Justiça Eleitoral, ferida na forma da lei, num flagrante ato autoritário imposto pela coligação que a prefeita abençoa.
Excessos – Além de fortes aglomerações, a carreata de Arcoverde, flagrante desrespeito a uma resolução proibindo atos de campanha que coloquem em risco a saúde da população, parecia mais um carnaval fora de época, com direito a tudo, inclusive uso de bebidas. Houve dança, pagode e muito barulho, com som acima do limite permitido. Ouvido pelo blog, o juiz eleitoral de Arcoverde, Drauternani Pantaleão, foi categórico. Disse que obedeceu a uma decisão acima da sua alçada, o TRE, mas que não iria permitir excessos. Deve receber, logo cedo, uma representação da oposição com uma penca de vídeos mostrando os excessos.
Opinião Recife – Sai nesta segunda, de meia-noite, mais uma pesquisa sobre a sucessão municipal no Recife, desta feita do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), em parceria com este blog. O levantamento foi a campo ontem e no sábado passado, sendo aplicados 800 questionários. Traz também os cenários de segundo turno e avaliação das gestões do prefeito Geraldo Júlio, do governador Paulo Câmara e do presidente Bolsonaro. Além do Opinião, na quinta ou sexta-feira tem mais uma rodada do Datafolha.
Preconceituoso – Declarações ofensivas do jornalista paulistano Diogo Mainardi contra nordestinos dadas em 2014 vieram à tona nos últimos dias. Em uma participação no programa Manhattan Connection, da GloboNews, logo após a reeleição da então presidente Dilma Rousseff, Mainardi não mediu as palavras ao se referir à região. Um vídeo que traz a enxurrada discriminatória viralizou depois que a jornalista Mônica Bergamo compartilhou nas redes sociais. "O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder: durante a Ditadura Militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco construída", disparou.
Devolução - Após falar em "equívoco", o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) prometeu devolver, amanhã, os R$ 1.617,66 da cota para o exercício de atividade parlamentar que utilizou para viajar até Fernando de Noronha a passeio. A informação foi confirmada pelo Senado Federal. O site do Senado já não registra mais o ressarcimento feito ao senador diante do aviso de que ele devolverá, no próximo dia útil, o dinheiro público que utilizou para comprar as passagens aéreas para o badalado arquipélago, de onde regressa amanhã.
CURTAS
DEBATES NA PAJEÚ – A partir de amanhã, a Rádio Pajeú, que integra a Rede Nordeste de Rádio, dará início à série “O Grande Debate”, com candidatos a prefeito de oito cidades da região. A largada será com os postulantes de Tabira. A iniciativa vai ao ar sempre às 10h, sob a condução do diretor da emissora, Nill Júnior. Com o fim da campanha de rua decretado pelo TRE, os debates ganharam ainda mais protagonismo na luta pelo voto dos indecisos. A sabatina terá o formato clássico com algumas alterações: além de candidato perguntando para candidato, haverá um quadro sobre temas de gestão, de perguntas feitas pelos ouvintes e também um momento com a participação do grupo Fé e Política, que tem feito um importante debate em ligação com a Diocese.
VIOLÊNCIA EM CAMBUCÁ – O final de semana foi marcado por muita tensão em Santa Maria do Cambucá, no Agreste Setentrional pernambucano. No último sábado, o vice-prefeito e candidato à Prefeitura pelo PSDB, Mário Alves Filho, relatou ao blog que teve sua casa invadida por dois criminosos encapuzados de madrugada. Segundo ele, houve troca de tiros entre a sua segurança e os bandidos. Horas depois, a postulante a vereadora Aline Vieira, também do PSDB, denunciou um atentado sofrido no Sítio Baixio, zona rural da cidade. Uma foto mostra o carro da candidata com várias marcas de bala. Ambos prestaram queixa e imputam os dois casos à disputa eleitoral no município
Perguntar não ofende: Qual a influência que o resultado das eleições nos Estados Unidos terá no Brasil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário