Por Manoel Fernandes, diretor da BITES, em artigo enviado ao blog
São Paulo e Rio de Janeiro são, respectivamente, as cidades com os dois maiores agrupamentos de eleitores (13,8 milhões) e de usuários de Internet (22 milhões) do Brasil.
Mas, os eleitores/internautas desses locais estão reagindo de maneira diferente no envolvimento com os conteúdos publicados nos perfis oficiais dos candidatos a prefeito.
Os cariocas estão mais distantes e demonstrando menor interesse em propagar na Internet as mensagens dos candidatos a prefeito.
No Rio de Janeiro, os candidatos publicaram 9.748 posts em seus perfis desde 27 de setembro, quando a campanha foi iniciada, e alcançaram 4,6 milhões de interações (curtidas, compartilhamentos, comentários e retuítes) nos conteúdos.
O prefeito Marcelo Crivella concentrou 30% dessas interações, mesmo ganhando apenas 2.822 seguidores no período. A campeã em novos aliados foi Benedita da Silva com 19.561 novos seguidores.
No Rio o que chama atenção é a média de interações do eleitor/internauta por post: 474. Em São Paulo, esse número foi 6 vezes maior (2.735). O volume de internautas da capital paulista é apenas duas vezes maior.
Os candidatos de São Paulo também publicaram quase o mesmo volume de posts dos seus pares cariocas: 11.123.
Em São Paulo, parte da responsabilidade por esse engajamento é do candidato do PSOL, Guilherme Boulos.
Das 30,4 milhões interações nos posts registradas até hoje às 18h30 pelo Sistema Analítico BITES, Boulos ficou com 50%. A segunda posição é de Arthur do Val com 37% e o candidato do PT, Jilmar Tatto, alcançou apenas 2%.
Também pertence a Boulos a liderança na conquista de novos seguidores. Desde o final de setembro, ele ganhou quase 300 mil fãs contra 8.367 do prefeito Bruno Covas, candidato a reeleição.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário