A chapa que a Federação PT/PCdoB/PV anda construindo para vereador do Recife é de uma atratividade bastante significativa, tudo porque não só deve garantir a conquistas de várias cadeiras, exigirá uma votação abaixo da média para aqueles que por lá irão se eleger. O modelo de federação ainda não foi testado nas eleições municipais, porém a fórmula deu certa para o PT, PCdoB e PV na eleição estadual aqui em Pernambuco quando juntos conseguiram conquistar 7 cadeiras na ALEPE. Para a eleição de 2024, no Recife, esses partidos possuem potencial de garantir uma bancada também expressiva.
Atualmente o PT possui três cadeiras e o PC do B duas, no entanto outros nomes estão a caminho não só dessas duas legendas, mas também do PV. A expectativa é que a referida federação possa eleger o último com algo em torno de apenas 5 mil votos. Vale destacar que os atuais vereadores do PT e PC do B tiveram em 2020 uma votação entre 7.304 e 3.697 votos. Além dos nomes já conhecidos do PT e PC do B, a federação que inclui o PV já confirmou o vereador Marco Aurélio Filho (5.818 votos). Nomes como Renê Patriota, o ex-deputado Edilson Silva, o ex-vereador Ricardo Cruz e o jogador de futebol Caça Rato, também já são dados como certos. Existe expectativa ainda que o grupo possa contar com a vereadora Aline Mariano (6.530 votos) que é muito próxima de Clodoaldo Magalhães, deputado federal e presidente estadual do PV, além de Flávia de Nadegi, filha da prefeita de Camaragibe Dra. Nadegi Queiroz e irmã do deputado estadual João Victor (PV).
Entre os integrantes mais otimistas da Federação existe a expectativa de que juntos os três partidos possa conquistar até 10 cadeiras, previsão bastante ousada, no entanto com o aumento do quociente eleitoral para algo superior a 22 mil votos essa meta será difícil de ser atingida, mas não podemos deixar de destacar que após o PSB a federação PT/PCdoB/PV será a que conquistará mais vagas na Casa de José Mariano. Conquistar de 6 a 7 das 37 que estarão disponíveis é um número alcançável.
MONTAGEM – De olho em ampliar o espaço no Legislativo Municipal do Recife o União Brasil também tem trabalhado na montagem de uma chapa proporcional bem atraente para aqueles que buscam o caminho mais curto para conquistar uma vaga de vereador. Nesta segunda o partido vai reunir interessados no projeto. O encontro também contará com a presença do vereador Victor André Gomes (2.260 votos).
LEVOU FALTA – Liderança com grande identificação com o Recife, o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) andou distanciado das agendas que a governadora em exercício Priscila Krause realizou no Recife e que foi acompanhada pelo prefeiturável Daniel Coelho.
COMEU O CARTÃO – A proximidade entre o prefeito de Aliança Xisto Freitas (PSD) e o deputado estadual Antônio Moraes (PP) dá indicativos que o gestor não faz mais parte da base do deputado Aglailson Victor (PSB). Alinhado com a governadora Raquel Lyra, Moraes teve participação direta na conquista da pavimentação para o Distrito de Caueiras, obra muito esperada pelo prefeito.
DE VENTO EM POPA – Por falar em Aliança, Pedro Freitas, primo de Xisto e o escolhido por ele para sucedê-lo, tem demonstrado desenvoltura no corpo a corpo com a população. Aliancense e conhecedor dos desafios do município, Pedro carrega larga experiência no serviço público atuando como Superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco.
NO TEMPO – Em conversa com este blogueiro, o ex-deputado Rogério Leão revelou que está avaliando disputar a Prefeitura de São José do Belmonte. Quando esteve à frente do município por oito anos Rogério Leão teve uma gestão marcada por muitas entregas de obras e melhoria significativa dos serviços oferecidos à população. A competitividade de uma candidatura de Rogério Leão cria grandes embaraços para o projeto do prefeito Romonilson Mariano emplacar o sucessor.
ALGUÉM RESPONDE? – Como se posicionará o União Brasil na eleição do Recife? Vai ficar com o grupo da governadora Raquel Lyra ou com o prefeito João Campos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário