terça-feira, 5 de dezembro de 2023

PSOL pode se beneficiar em 2024

 

Foto: Divulgação

A federação PSOL/Rede Sustentabilidade decidiu que lançará a deputada estadual Dani Portela como candidata a prefeita do Recife nas eleições do próximo ano. A movimentação sepulta as chances do deputado federal Túlio Gadelha de disputar o executivo na capital pernambucana.

Além disso, há outro fator de ordem política com vistas a 2024 que poderá garantir ao PSOL um desempenho extraordinário. Desde 1985 quando Recife voltou a ter eleições diretas para prefeito que o PT lançou candidatura própria, mas ao que tudo indica, será a primeira vez que o partido não lançará um nome e oficializará a aliança com João Campos, do PSB, que tentará a reeleição.

A ausência de um nome do PT na disputa além de ajudar João Campos a ampliar as chances de vitória em primeiro turno poderá também garantir que Dani Portela tenha dois dígitos dos votos válidos, o que poderá garantir ao PSOL uma representativa bancada na Câmara do Recife, atualmente composta pelos vereadores Elaine Cristina e Ivan Moraes.

Há um fortalecimento crescente da extrema esquerda nos grandes centros urbanos, a exemplo de São Paulo, que terá novamente Guilherme Boulos disputando a prefeitura e no Recife não será diferente, onde Dani Portela tem grandes chances de obter um excelente desempenho nas urnas e levar o partido a um outro patamar eleitoral tanto na capital pernambucana quanto para o futuro das eleições estaduais de 2026.

Novo presidente – O PSOL Recife escolheu, na Conferência Municipal do partido Thiago Carvalho, da corrente Revolução Solidária, como o novo presidente do Diretório na capital pernambucana. Thiago faz parte do grupo da deputada estadual Dani Portela, de Robeyonce, Francis Herbert, Jô Cavalcanti, e da vereadora do Recife Elaine Cristina. O novo presidente também teve o apoio do “Campo Sementes” do vereador do Recife Ivan Moraes e da ex-codeputada das Juntas Carol Vergolino.

Fernando Dueire – O senador Fernando Dueire (MDB) reuniu-se com o conselho distrital de Fernando de Noronha, quando colocou seu mandato à disposição do colegiado para contribuir com as demandas do arquipélago junto à capital federal.

Nomeação – A Prefeitura do Recife nomeou mil novos professores nesta segunda-feira, provenientes do maior concurso já realizado na capital pernambucana. Esta ação reflete o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais de educação e o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino. Os nomes dos aprovados serão divulgados no site do Cebraspe e no Diário Oficial da cidade nesta terça-feira.

Liberdade – O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) apresentou um projeto que contraria o entendimento do STF de que os veículos de comunicação são responsáveis por falas de seus entrevistados. Para Mendonça, este entendimento afronta a liberdade de expressão e compromete o pleno funcionamento dos órgãos de imprensa no país.

Inocente quer saber – Túlio Gadelha conseguirá disputar a prefeitura do Recife por outro partido sem risco de perda de mandato?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário