segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Os planos e sonhos de Humberto

Não é de hoje que se fala sobre o sonho do senador Humberto Costa de conseguir se eleger governador de Pernambuco. De todas as vezes em que já disputou, ele ficou bem perto de ver esse sonho realizado em 2006 quando disputou contra Mendonça Filho e Eduardo Campos e viu este último se eleger. De lá, pra cá, Humberto viu sua liderança política no estado ser confirmada principalmente depois que conseguiu chegar ao Senado no ano de 2010. Em 2014, teve a oportunidade de se lançar candidato já que PT e PSB estavam em campos opostos, mas preferiu indicar o deputado João Paulo para o Senado numa chapa que tinha Armando Monteiro como candidato ao Governo. 

Agora, após ver o tempo passar e o PSB perder a gestão estadual para Raquel Lyra, o senador observa num futuro mais uma oportunidade que a vida lhe dá para tentar chegar ao Palácio das Princesas. Isto no ano de 2026 quando com Raquel disputando à reeleição, o senador estaria livre para ser o seu concorrente. É verdade que existe um outro forte projeto no campo de oposição que é o do prefeito João Campos que em sendo reeleito passaria a ser candidato natural ao Palácio. 

A análise para o senador é bem clara: caso João Campos decida mesmo se candidatar ao Governo de Pernambuco em uma hipótese onde o PT na vice assumiria o comando do Recife, a capital passaria novamente ao comando dos petistas depois de dez anos. Para um cenário onde João resolvesse não entrar na disputa, Humberto poderia ir para a luta com o apoio também do PSB e assim buscar construir uma frente de esquerdas no estado. Vale lembrar que dificilmente Lula terá Raquel Lyra em campos opostos e isso dificulta um projeto de Humberto, de João e de qualquer aliado de Lula.

Outra observação importante é que Humberto tem em 2026 o direito de disputar novamente o Senado, onde em sendo reeleito poderia ficar até janeiro de 2034. Essa disputa seria inclusive mais confortável para o senador que goza hoje de prestígio político e de força junto a Lula.

Reforço

O PT do Recife reforçou em nota no final de semana mais uma vez a provável aliança entre o partido e o prefeito João Campos no Recife. "Onde tivermos candidaturas competitivas, tivermos reeleição, vamos disputar. E onde tivermos alianças feitas ou em construção , vamos consolidar! Consideramos que este último seja o caso do Recife, onde se reproduz a aliança nacional" disse a nota.

Caso de MP

A filiação de Yves Ribeiro vai parar no MPE por abuso de poder político e econômico. O prefeito da cidade de Paulista que já conseguiu a façanha de dividir o PT por lá, usou a estrutura da comunicação da Prefeitura para divulgar o evento de sua candidatura.

Força política

O prefeito do Bonito, Gustavo Adolfo, deu uma verdadeira demonstração de força na cidade durante a passagem da governadora Raquel Lyra pelo município. O gestor colocou uma multidão nas ruas e teve a presença também do ex-prefeito Dr. Ruy que será o candidato da gestão na cidade.

Alinhamento

Durante passagem por Caruaru neste final de semana, a governadora Raquel Lyra e o prefeito Rodrigo Pinheiro deram uma verdadeira demonstração de alinhamento entre ambos. Rodrigo, que herdou o município de Raquel, disputará à reeleição no próximo ano e deve reunir uma quantidade significativa de partidos em torno de seu nome.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário