quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O mapa de João na Metropolitana

 

A cidade do Recife voltou a ocupar um espaço importante no xadrez eleitoral no cenário nacional. E muito desse protagonismo se deve ao papel que o prefeito João Campos (PSB) tem exercido não apenas no âmbito gestorial, mas, principalmente, no campo político.

Tido como o mais competitivo prefeito dentre os gestores das capitais brasileiras, o socialista tem trabalhado para apresentar resultados e, assim, garantir a reeleição em 2024. Até o momento, todos os cenários apresentados sinalizam para uma disputa relativamente tranquila, o que, necessariamente, pode ser lido como um reflexo do seu desempenho enquanto administrador público.

Ao mesmo tempo em que olha para 2024, João, na condição de uma das principais lideranças nacionais do PSB, tem articulado o fortalecimento da sigla no estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR). E não é por acaso: o resultado das urnas no ano que vem vai ditar as possibilidades para uma eventual candidatura, em 2026, ao Governo de Pernambuco.

O PSB têm atraído para a Frente Popular nomes competitivos nas principais cidades da RMR, nomes esses que, em 2026, poderão lhe dar palanque nos maiores colégios eleitorais do estado.

Entre eles, Elias Gomes (PT), no Jaboatão dos Guararapes; Gleide Ângelo e Luciana Santos (PCdoB), em Olinda; Júnior Matuto (PSB), no Paulista; Ednaldo Moura Júnior (PSB), em Camaragibe; Aninha Araújo (PSB), em Moreno; e Vincius Labanca (PSB), em São Lourenço da Mata, que irá disputar a reeleição com ampla aprovação e tende a ser, proporcionalmente, um dos mais bem votados da sigla.

Caso consiga sucesso na empreitada, o PSB consolidaria o histórico de partido com o maior número de prefeitos eleitos no estado e, a rebote, João Campos garantiria para si uma ampla e fortalecida base de apoio para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas em 2026.

Camaragibe
Ao que tudo indica, a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), anuncia ainda este ano o nome do candidato à sucessão do grupo político nas eleições de 2024. A tendência é que o escolhido seja o secretário municipal de Planejamento, Meio Ambiente, Orçamento Participativo e Serviços Públicos, Diego Cabral, que tem acompanhado Nadegi em atos político-partidários.

Paulista
Após deixar os quadros do MDB, o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, anunciou para o próximo sábado (16) o ato de filiação ao Partido dos Trabalhadores. A expectativa se dá em torno da presença ou ausência de Flávia Hellen no evento. Única vereadora do PT no Paulista, a parlamentar abriu dissidência quanto à pré-candidatura de Yves à reeleição pela sigla.

Bezerros
A prefeita Lucielle Laurentino (UB) continua a amargar uma relação conflituosa com o setor artístico-cultural de Bezerros. A gestora alardeou o incremento de R$ 7 milhões aos cofres públicos, por meio de emenda parlamentar, para investimentos nos setores de infraestrutura e da saúde, mas até agora não sinalizou quando e se irá pagar os cachês em aberto dos artistas que se apresentaram no carnaval e no São João.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário