Liderado pelo ex-ministro Gilson Machado, o núcleo bolsonarista no Estado está fechado com a candidatura à reeleição do prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, não havendo a menor possibilidade de uma dobradinha com a deputada Clarissa Tércio (PP), conforme este blog chegou a especular no último fim de semana.
“Em Jaboatão, nosso compromisso é com Mano por vários motivos. É leal, correto e vem fazendo uma excelente gestão”, disse Gilson. Segundo foi noticiado, Gilson teria interesse, ao entrar na disputa pela Prefeitura do Recife, nas eleições do ano que vem, em apoiar Clarissa em Jaboatão.
O próprio Gilson ligou para negar qualquer intenção nessa direção, ressaltando que o PL quer a reeleição de Mano em Jaboatão. Quanto ao projeto de entrar na disputa no Recife, o ex-ministro disse que não se trata de algo pessoal dele, mas de lideranças do seu partido e aliados mais próximos.
Mas fez uma ressalva: “Meu projeto é o projeto do ex-presidente Bolsonaro. Se ele achar que devo disputar, entro no jogo”, disse. Na disputa para o Senado nas eleições passadas, Gilson teve 1.296.451 votos, 30,32% dos votos válidos, ficando em segundo lugar. Foi eleita a senadora Teresa Leitão (PT), com 1.977.794 votos, 46,24% dos votos válidos.
Só no Recife, considerado santuário das esquerdas, Gilson teve 323.769 votos. Tal desempenho eleitoral está motivando os movimentos bolsonaristas, que entendem que há um eleitorado fiel ao ex-presidente da República que pode levar o ex-ministro ao segundo turno. “Bolsonarista fiel vota em Gilson”, diz o deputado federal Coronel Meira, que vê enormes chances do ex-ministro despontar como adversário do prefeito João Campos (PSB) num eventual segundo turno.
Firme no PP – Presidente estadual do PP, o deputado federal Dudu da Fonte afirma que Clarissa Tércio não decidiu ainda qual caminho tomar nas eleições municipais. “Ela tem o nosso apoio para qualquer projeto, seja o de disputar a Prefeitura do Recife ou a de Jaboatão. Isso só depende dela”, afirmou, adiantando que também não existe a menor possibilidade da parlamentar se transferir para o PL, partido de Bolsonaro.
Hostilidade braba – A governadora Raquel Lyra (PSDB) não abriu oficialmente o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) na última sexta-feira, nem também levou vaias. Foi pior: viralizou nas redes sociais um vídeo com xingamentos impublicáveis. Soube que depois de tamanha hostilidade, a tucana deixou imediatamente o camarote em que estava ao lado da equipe da Secretaria de Cultura e aliados políticos.
Pau na educação – Num dos intervalos do programa Fantástico, da TV Globo, ontem, foi exibido um comercial pauleira do Sindicato dos Profissionais de Educação em Pernambuco (Sintepe) em direção à governadora Raquel Lyra. Trouxe explicações sobre a política de desvalorização da educação no Estado, ignorando o tempo de formação e quebrando o plano de cargos e carreiras da categoria.
Tensão em Arcoverde – A notícia da internação do padre Airton em estado grave deixou a população de Arcoverde triste e apreensiva. Quando passou mal, sábado passado, foi internado no hospital Memorial Arcoverde. Com o agravamento do seu quadro clínico, foi transferido para o hospital Português, no Recife. Ele teve uma forte crise hipertensiva. Investigado por estupros, o religioso estava preso preventivamente no Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde. Quando adoeceu, foi levado ao hospital sob escolta policial, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres).
Sinal de candidatura? – Por falar em Arcoverde, aliados da ex-prefeita Madalena Britto (PSB) espalharam dezenas de outdoors pela cidade parabenizando-a pela passagem do seu aniversário, indicativo de que ela pode entrar na disputa, mais uma vez, pela Prefeitura, provocando um racha no grupo liderado pelo prefeito Welington Maciel (MDB), sucessor apoiado fortemente pela socialista.
CURTAS
ABANDONO 1 – Visitei, ontem, o Vale do Catimbau, em Buíque. Trata-se de um parque nacional belíssimo, mas que não recebe nenhum tipo de apoio do Governo Federal para estimular o turismo na região. O caminho das trilhas é razoável, graças à Prefeitura Municipal e não a União.
ABANDONO 2 – Foi lá que a Globo fez tomadas com imagens fantásticas para a novela Mar do Sertão que ajudaram a difundir aquele santuário em pleno Sertão pernambucano. A emissora deu fama ao parque, mas o Ministério do Turismo não está nem aí para montar uma estrutura turística.
Perguntar não ofende: A governadora loteia a Secretaria da Cultura ou o sucessor de Silvério Pessoa será da sua cota pessoal?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário