O Seminário Técnico promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira, 27 de julho, capacitou os gestores municipais para que eles possam melhorar a avaliação dos Municípios no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal durante o Seminário. A CNM destaca que o seminário teve como objetivo apresentar os requisitos contidos na análise do ranking de qualidade da informação contábil e fiscal realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), discutir as dificuldades dos entes na avaliação e apresentar boas práticas de Municípios melhores ranqueados.
Os debates foram liderados pelo analista técnico da área de Contabilidade, Marcus Vinicius, que explicou que coincidentemente à realização do seminário, a STN publicou a Portaria STN/MF 807/2023, que divulgou os requisitos para o ranking de qualidade da informação contábil e fiscal, que acontece desde 2019, e neste ano institui ainda o prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para entes da Federação.
Para falar sobre a temática, a CNM convidou o subsecretário de contabilidade pública da STN, Heriberto Nascimento, que fez uma apresentação do ranking e falou como ele é calculado. “Não é uma competição, dentro desse objetivo de promover a melhora da qualidade dessas informações a gente quer mediante o ranking alavancar esse processo. E temos observado a cada ranking que todos têm tido ganhos e avanços. Com a Portaria instituímos a premiação e já no mês que vem vamos divulgar o ranking e os vencedores da premiação”, frisou.
A professora da Universidade de Brasília Diana Lima também participou da programação e enfatizou aos gestores a importância de a CNM apoiar na qualificação dos Municípios para que todos alcancem melhores resultados. “Então a gente tá criando um movimento nacional para que todos consigam ir bem. E quanto mais os Municípios vão evoluindo, o Tesouro vai criando novas cobranças e novos itens para continuar buscando essa melhora na qualidade”, destacou a professora.
No segundo bloco do seminário, ainda pela manhã, outros especialistas falaram do ranking na prática e explicaram como interpretar as notas do Ranking e suas dimensões. O contador e especialista em contabilidade aplicada ao setor público Dreone Mendes; e a auditora, professora e contadora Leila Márcia Elias foram convidados pela CNM para destacar essas informações aos gestores.
No final da manhã, todos os especialistas esclareceram vários questionamentos que foram apresentados pelos Municípios durante o Seminário. No retorno das atividades, os convidados trataram de aspectos práticos no ranking de qualidade. A contadora Elisângela Fernandes e o contador público municipal Guilherme Helmer trouxeram boas práticas para melhorar o envio de informações e a checagem de dados.
Em um segundo momento, a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Sandra Campos, que também é vice-presidente de fiscalização, apresentou as regras que valem de alerta para o profissional contábil na sua atividade profissional. Ainda indicou as penalidades e fez observação sobre a necessidade do profissional só registrar aquilo que tem suporte documental, sob pena de ser responsabilizado pelas demonstrações contábeis. Acesse aqui a programação completa dos próximos seminários.
Fonte :Da Agência CNM de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário